Nicolás Maduro anuncia a criação de criptomoeda para combate a inflação!

Nicolás Maduro anunciou que vai criar a sua própria moeda virtual chamada de El Petro

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que vai criar sua moeda virtual para combater a inflação.

O anúncio foi feito no último domingo (3). Para o presidente, a criação da criptomoeda dará ai país à soberania monetária, fazendo transações financeiras e vencendo o bloqueio financeiro.

Apesar de Maduro ter proibido a mineração de Bitcoins no país, a população Venezuela já recorre à mineração de moedas virtuais para fugir da inflação que assola o país dês de 2014. A criptomoeda chamada de ‘El Petro‘ será apoiada nas riquezas do país, que são: gás, Petróleo, diamante e ouro.

Maduro ainda não explicou quantas moedas serão criadas e nem quando elas poderiam ser compradas/utilizadas. Segundo o discurso de Maduro, a criptomoeda proposta pela Venezuela se diferenciaria do bitcoin em pelo menos dois aspectos, que será:

Controlada e emitida por um país e;

Atrelada a bens físicos.

Vale lembrar que o Bitcoin só é tão valioso por três motivos:

1é uma moeda descentralizada. Ou seja, não é emitida por nenhum governo do mundo. Isso significa que a quantidade total de moeda limita-se a 21 milhões de unidades. Ao contrário das moedas Fiat, a qual o governo poderá emitir quantas cédulas forem necessárias para substituir aquelas cédulas que estão desgastadas pelo seu mau uso.

2é difícil de ser conseguir. Hoje, só há quatro maneiras de se conseguir Bitcoins: comprando em alguma exchanger, minerando a moeda, fazendo trader ou aceitando a cripto como meio de pagamento – e acredite, nenhuma dessas maneiras é fácil

3oferta e procura. Quanto mais pessoas comprarem, adquirirem ou aceitarem a moeda como um meio de pagamento, mais valiosa essa moeda será. Quanto mais pessoas venderem a moeda, menor será o seu valor.

É claro que existem outros motivos que pode fazer o preço do Bitcoin (BTC) subir ainda mais, como também poderá derrubar o preço da moeda, como por exemplo: especulação! Mas deixaremos esses detalhes para outros posts.

O fato é que Nicolás Maduro não pode criar uma moeda centralizada achando que vai acabar com a inflação do seu país. É muito mais sensato o presidente permitir que a população minere Bitcoins e adote de vez a moeda como um meio de pagamento legal do que tentar criar sua própria criptomoeda.

Vamos aguardar os próximos capítulos!