O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin?

O Bitcoin (BTC), é uma moeda descentralizada. Ou seja, nenhum governo controla a criptomoeda. Ao contrário do Real, Euro ou do Dólar, que são controlados pelos seus respectivos bancos centrais. O Bitcoin foi criado em fevereiro de 2009, por um grupo de programadores, entre eles, o pseudônimo Satoshi Nakamoto, foi titulado como o criador da moeda digital.

Quando a moeda foi criada, seus criadores definiram um limite máximo de 21 milhões de unidades, as quais são criadas na rede mundial de computadores (a internet) através do processo de mineração.

A cada 10 minutos um bloco com 50 Bitcoins são criado na rede para serem minerados, logo, 1800 novos bitcoins são criados a cada dia.

Leia: Como acontece a mineração de bitcoins?

Para conseguir uma unidade da moeda digital (1.0), é necessário que a pessoa consiga juntar 100 milhões de Satoshi (menor unidade contábil do bitcoin).  Quando a moeda foi lançada, ela valia um centavo de dólar.

Como a quantidade de moedas era enorme e abundante, essa mineração poderia ser feita por um simples computador comum (desktop) ou acessando diversos sites “faucetes” para conseguir ganhar frações da moeda, as guais, os usuários vão juntando até chegar aos 100 milhões de Satoshi, que formam uma unidade da moeda digital (1.0). (clique aqui e saiba o que é satoshi)

Porém, a cada quatro anos, a quantidade de Bitcoins que são distribuídas na rede a cada dez minutos diminui! Com isso, a dificuldade de minerar Bitcoins vai aumentando gradativamente, fazendo com que a moeda se valorize a médio e longo praso.

Quando a moeda digital foi criada, em 2009, eram distribuídos um bloco contendo 50 Bitcoins a cada dez minutos. Em 2012, essa quantidade foi reduzida pela metade, apenas 25 blocos a cada dez minutos. Em junho de 2016, a rede Bitcoin diminuiu ainda mais a quantidade de blocos distribuídos na rede. Agora são apenas 12,5 blocos a cada dez minutos.

Em 2020, será apenas 6.25 blocos e assim por diante. Esse processo de diminuição de blocos da mineração de Bitcoins continuará ocorrendo até que todos os 21 milhões da unidade da moeda sejam mineradas, o que ocorrerá em 2.147. Segundos os especialistas em mineração, a estimativa é que já em 2032, cerca de 95% das moedas já estejam mineradas.

Esse processo de diminuição de blocos da moeda é chamado de Halving. Clique e saiba mais sobre o que é essa Halving do Bitcoin.

Voltando… É isso mesmo que você leu. Em 2032, 95% dos Bitcoins já estarão minerados, restando apenas 5% para que o processo de mineração da criptomoeda acabe de vez, o que ocorrerá só em 2.147. Quanto menor for à quantidade de Bitcois distribuídos por blocos na rede, maior será a sua dificuldade de conseguir a criptomoeda e maior ainda será a sua valorização.