O que são Altcoins?

O que são Altcoins?

O termo “Altcoins” é dado quando uma pessoa esta falando de várias criptomoedas, e não apenas de uma única moeda como o Bitcoin.

Segundo o site coinmarketcap.com, atualmente existem no mercado mais de 600 moedas em negociações nesse exato momento. Então, toda vez que algum palestrante falar o nome de varias moedas, como por exemplo: Bitcoin, Litecoin, Dogecoin, Monero, Dash, Zecash, Cagecoin, Moon entre outras, esse palestrante usa o termo “Altcoins”, ao invés de falar o nome de cada moeda.

Cada moeda tem uma sigla para facilitar a busca em algum site de monitoramento de preços das altcoins. Ou seja, toda vez que você acessar o coinmarketcap.com ou worldcoinindex.com, por exemplo, se você quiser saber o preço de alguma determinada moeda e analisar o gráfico dela, você digita apenas a sigla dela, ao invés de digitar o nome completo da moeda, exemplo:

Bitcoin (BTC),
Litecoin (LTC),
Zcash (ZEC),
Dash (DASH),
Dogecoin (DOGE),
Ethereum (ETH),
Golem (GNT),
Monero (XMR),
Factom (FCT),
Blackcoin (BLK) e assim por diante.

Cada altcoin tem um endereço composto por letras e números de formas aleatórias tanto maiúsculas quanto minúsculas. Geralmente, todos os endereços de Bitcoin começam com um número 1 ou 3, mas isso não é uma regra. Isso significa que, nem todos os endereços da moeda Lisk (LSK) de fato, começam com a letra L. O endereço Lisk pode começar com uma seqüência de números, como demonstra esse exemplo: 11313033344213379450L

A moeda Pascoalcoin (PASC) tem esse endereço: 8d92e4e5ace845d1e

Já a Ethereum (ETH) tem esse endereço: 0xf932062133e34e602hfgd0ac40ab67384 – e assim sucessivamente para quaisquer outras Altcoins. (atenção: esses endereços são fictícios, não use)

Você não precisa esquentar a cabeça e se preocupar em saber se aquela altcoin vai começar com nome da moeda ou com a sigla dela. Você só deve presta atenção em não usar o endereço errado para enviar ou receber algumas altcoins. Ou seja, você não pode querer enviar ou receber Bitcoin (BTC) com o endereço de Litecoin (LTC), por exemplo. Caso esse equivoco aconteça, com certeza vai dá erro.

Presta bastante atenção e bons negócios!

Recomentamos que leia: O que são satoshi?