O que são as chaves privadas das criptomoedas e por que você deve ter muito cuida com elas??!!!

O que são as chaves privadas das criptmoedas e por que você deve ter muito cuida com elas??!!!

Quando você cria uma carteira, seja de qualquer criptomoeda, são geradas duas chaves: a chave publica e a chave privada. Bom, por enquanto, é só o que você precisa saber.

Agora, para responder como funciona a chave publica e a chave privada da sua carteira, vou usar um exemplo muito simples: Pense que você tem um cartão de credito/débito em mãos. Todos os cartões têm o chip de segurança e apenas o titular do cartão (no caso, você) sabe a senha.

Na hora que você for fazer a compra, seja no credito ou no débito, a operadora (do) de caixa insere o cartão na maquininha e MANDA VOCÊ digitar a senha. Pronto, compra efetuada com sucesso!

Com as chaves privadas das carteiras das suas criptomoedas são a mesma coisa. Ou seja, somente você e apenas VOCÊ é que tem a posse das chaves privadas das suas respectivas moedas.

Para você enviar ou receber de alguém, algum valor em criptomoedas, você deverá mostrar a sua chave publica, exemplo: 13JFUT75JFFFsdfhfuf5itig87H5Gt5T6G. Essa chave publica também pode está em QR-Code.

Por que manter a chave privada em segurança?

Cada altcoins têm uma chave publica e uma chave privada. Você deve guardar suas chaves privadas com total segurança para pode recuperar suas moedas caso haja algum problema com seu computador
Cada altcoins têm uma chave publica e uma chave privada. Você deve guardar suas chaves privadas com total segurança para pode recuperar suas moedas caso haja algum problema com seu computador

Da mesma forma que você não deve sair por aí com seu cartão e com a senha escrita atrás dele, você não pode mostrar a sua chave privada para ninguém, pois você corre o serio risco de ser roubado.

Se uma pessoa tiver o seu cartão e senha, essa pessoa irá fazer um estrago na fatura do seu cartão. Da mesma forma, se essa pessoa tiver acesso a sua chave privada das suas respectivas moedas, ela poderá transferir suas criptomoedas para outras carteiras, bastando apenas que essa pessoa instale a carteira no computador dela. Ou seja, você será roubado!

Como ter acesso as chaves privadas?

Você só terá acesso à chave privada caso você instale a carteira (wallet) no seu computador/notebook.

Exchanger não é carteira!

Exchanger não é carteira. Deixe o mínimo necessário,apenas para fazer suas operações (trader).
Exchanger não é carteira. Deixe o mínimo necessário,apenas para fazer suas operações (trader).

As chaves privadas das moedas que você tem nas exchanger, apenas as exchanger é que têm acesso as chaves privadas das criptomoedas. É por essas e outras rasões que as bolsas não são carteiras.

É claro que você tem que deixar algum volume nas bolsas para poder realizar suas operações (trading), porém, deixe apenas o necessário, porque, se dê alguma merda, você não irá perder tudo.

Exemplo: supondo que você tenha 500 moedas. Agora eu te pergunto: essas moedas são suas?

Nossa resposta: é claro que não! Por quê?

Simples: quem tem que a posse da chave privada daquelas 500 moedas é a bolsa. Então, quem tem posse das moedas é a bolsa. Se por acaso aquela bolsa agir de má fé e sumir, não só com suas moedas, mas com as criptos de todos os usuários, você não vai poder fazer nada, porque não é você que tem a chave privada é a bolsa.

Agora, se você tivesse essas 500 moedas no seu computador, elas de fato, são suas, porque VOCÊ tem posse da chave privada. É por essas e outras rasões que afirmamos sempre para aquelas pessoas que adorar fazer aquela pergunta básica: aquela bolsa é boa, aquela outra é mais segura por isso ou por aquilo, e a nossa resposta sempre será: exchanger não é carteira! Deixe apenas o necessário para realizar suas operações (trading).

Se você gosta de holdar (buy hold – comprar e segurar), o recomendável e instalar a wallet (carteira) no seu computador. Não faça como Shayne, um trader que tem um canal chamado “Crypto is Key”, no YouTube.

Shayne viu seu saldo, contendo 11 bitcoins se transformarem em quatro. Ele acredita que possa existir um bots malicioso criado para roubar ativos digitais, já que sua senha é extremamente longa e tem dois fatores de segurança. Porém,  Shayne não seguiu a regra básica de todo trader: nunca deixe seus ovos na mesma cesta! Ou seja, nunca deixe todas suas moedas numa única exchanger, para não acontecer o que aconteceu com Shayne ou coisa pior.

Agora, se voe gosta de holdar com varias moedas, você têm duas opções: instale cada um das carteiras no seu PC ou instale uma carteira que trabalhe com múltiplas moedas, como a Jaxx e a Exodus, por exemplo.

Como deixar suas as chaves privadas salvas no backup?

Com suas carteiras (wallets) devidamente instaladas no PC e com os respectivos saldos em ordem, agora chegou à hora de fazer o backup.

Quando alguém fala: fazer o backup da carteira, esse backup, nada mais é que um arquivo de nome estranho que contem apenas o salto atual da carteira e as últimas transações. Ou seja, é um arquivo bem pequeno.

Muita gente pode até achar que, quando se fala em fazer o backup da wallet, é solvo TODA a carteira, mas não é verdade. Como dizemos antes, só é solvo o necessário, ou seja, seu saldo atual e as últimas transações.

backup da wallet

Para salvar o backup da carteira é muito fácil. É só abrir a carteira e clicar na opção “backup” ou “backup da carteira”, como demonstra a foto.

Coloque qualquer nome do arquivo, clique em salvar e pronto. Seu backup está salvo, certo! Errado! Faltou um detalhe muito importante.

Um bom Backup que se preze, NUNCA, JAMAIS deve ficar no computador. Então você deverá salvar esse seu arquivo em algum lugar seguro, que não seja no seu computador. Você pode salvar em um pen-drive, gravar em algum CD ou até mesmo salvar em algum serviço em nuvem, tipo, Google Drive, Dropbox, por exemplo.

Então, fique esperto: um bom backup que se preze, deve ser salvo FORA do computador!

Pronto! Agora sim, o seu backup está seguro. Agora, se por acaso seu PC der algum pau, não se preocupe, você foi uma pessoa precavida e salvou suas moedas em um backup seguro. Agora é só arrumar o seu computador/notebook, instalar a carteira novamente, sincronizá-la com a rede, restaurar o backup e ser feliz.

Não faça como o Britânico, James Howells, que jogou seu HD fora e agora procura parceiros para cavar um lixão contendo 200 mil toneladas de lixo para tentar recuperar seu disco rígido contendo 7.500 bitcoins.

Sabemos que você é mais esperto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *