Poloniex esta sendo acusada de manipular o mercado! A YoBit também!!!

Poloniex esta sendo acusada de manipular o mercado! A YoBit também!!!

Dês da semana passada, a Poloniex, a maior bolsa de criptomoedas do mundo, vêm passando por vários problemas durante suas operações, segundo informado pelos próprios usuários.

São diversos os relados em vários grupos e fórum de criptomoedas.  Alguns usuários do grupo “digitamony” no Facebook, por exemplo, relataram que nem consegue logar no site, e aqueles que conseguiram acessar o mesmo, não conseguem concretizar nenhuma operação.

A dificuldade de operar no site começou quando a moeda Stellar (SRT) teve um forte Pump. Na ocasião, a moeda que estava sendo vendida a 390 satoshis, chegou a valer 0,03 cents (de dólar) e depois subiu para cinco cents.  A bolsa afirmou que houve um grande aumento inesperado de usuários operando no site.

Segundo o comunicado que a Poloniex publicou no seu site, a exchange afirma que houve um aumento de 600% de traders ativos on-line, e teve um processamento de 640%. Esse volume de transações e operações costuma acontecer em quatro meses, mas a bolsa alcançou em apenas um mês.  A Poloniex também afirma que esta em constante ataques hackers DDoS e que está tomando todas a medidas de segurança.

Apesar das explicações, lá fora o assunto é ainda mais grave. A poloniex esta sendo acusada de manipular o mercado.  Os investidores estão acusando a exchange de:

Ordens de compra e vendas ativas que não estão sendo executadas;
Ordens com os valores alterados no Order Book;
Ordens de Stop-Limit não sendo devidamente executadas;
Atraso ou bloqueio de ordens de compra em determinados momentos;
Relatos de Inside Trading (manipulação interna do mercado);
Atrasos ou bloqueios na confirmação dos depósitos e saques;
Site fica fora do ar de forma planejada para o despejo de grandes quantidades de criptomoedas provocando dumps após pumps fabricados artificialmente;
Lentidão repentina;
Ataques DDoS falsos frequentemente anunciados pelos donos da plataforma como forma de manipular o mercado.

Uma possível reivindicação coletiva foi aberta por um grupo de “investidores” que se sentiram “enganados” foi relatado no CryptoCoinsNews.

Nossa opinião: A Poloniex, sem dúvida, é a maior bolsa do mundo de operar o trader de Altcoins. A bolsa tem uma forte influencia quando uma nova moeda é adicionada ao seu catálogo, fazendo com que aquela Altcoin cresça rapidamente no mercado. Isso aconteceu com a Etherium Classic (ETC), PascalCoin (PASC) e a Golem (GNT), por exemplo.

Não tem porque a bolsa fazer tal manipulação. Já que a mesma chegar a ficar na terceira colocação em volumes de transações, perdendo apenas para as três bolsas Chinesas: Bitfinex, Okcoin, Bithumb. (lembrando que esse ranking pode mudar, confira)

Com tudo, um bom conselho que todo trade deve seguir é: NUNCA colocar todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, nunca coloque todas as suas economias num único lugar, ou melhor, numa única bolsa.

A YoBit também esta sendo acusada de manipular o preço de algumas Altcoins!

Segundo informações do site Criptofacil.com – a exchanger YoBit (versão Russa) esta sendo acusada de manipular os preços de algumas Altcoins. Já a versão EUA, também pode esta fazendo esse tipo de fraude.

A exchange (YoBit) também está sendo investigada por fraude e manipulação!

Experiência própria!

No dia 24 de Abril, a moeda Bata (BTA), teve um Pump (subida) incrível. Cada unidade da moeda chegou a ser negociada a 0,30 cents de dólar. Mas, para a minha surpresa, a YoBit estava vendendo a moeda a 0,18 cents de dólar. Enquanto as bolsas Bleutrade, Livecoin e Bittrex ofertavam a venda da moeda entre 0,30 a 0,32 cents, a YoBit estava vendendo a mesma moeda a 0,18 cents.

Então você se pergunta: é só retirar da YoBit e jogar na outra bolsa? Apesar dessa estratégia ser mas do que obvia, para a minha grande surpresa, a bolsa não permitia que retirasse a moeda. A desculpa era que a carteira (wallet) estava em manutenção. Até hoje tem o aviso que a carteira da Altcoin Bata (BTA) está em manutenção.

Na época, eu comprei a moeda a 0,12 cents de dólar e vendi na própria bolsa por 0,18 cents de dólar. Fiz uns trocados, já que tinha apenas 40 unidades da moeda em questão. Poderia ter ganhado mais se a YoBit permitisse que eu transferisse minhas unidades de Batacoin (BTA) para outra Exchange, já que a própria YoBit iria ganhar com a taxa de transferência.

Outra manipulação de preço é com a moeda Iconomi (ICN). Segundo o site coinmarketcap, na época, cada unidade da moeda estava sendo negociada a US$ 1,07 dólares, nas bolsas: Kraken, Liqui, HitBTC, Livecoin, Mercatox.

Enquanto nas outras bolsas a Iconomi (ICN) estava sendo negociado a 0.00052496 (satoshi ou US$ 1,07), na YoBit, a mesma moeda com a mesma sigla (ICN), estava sendo vendida a 93 satoshis. Ao meu entender, a bolsa estava negociando outra moeda chamada (iCoin)e usando a mesma sigla da Iconimi (ICN), induzindo o investidor a comprar um monte de moeda e não poder transferi-lá para outra bolsa.

Ou seja, a YoBit está induzindo o usuário ao erro. Que saibamos, não pode ter uma Altcoin com a mesma sigla. Eu acredito que não! O mais incrível e surreal disso tudo é que os sites coinmarketcap e worlcoinIndex, que mostram a cotação das Altcoins no mercado, lista a YoBit como uma das cincos bolsas que atualmente estão comercializando a Iconomi (ICN).

Cuidado ao fazer certas operações na YoBit. Enquanto a Poloniex? Vamos dá um credito de confiança, afinal de contas, milhões de pessoas não sabem se quer, dá existência desse mercado promissor. As bolsas têm que está preparada com alto crescimento repetindo de usuários que estão descobrindo esse potencial mercado.

Bons investimentos!

  • Pessoal, essa turbulência com a Poloniex acabou a um tempo, mas eu tive que publicar para alertar os futuros entusiastas que querem entrar nesse mercado. Fiquem atentos!

  • Marcelo Neri

    Vá se alfabetizar antes de sentar a frente de um computador.