Venezuelanos tentam fugir da inflação minerando bitcoins!

Venezuelanos entram no ramo da mineração para fugir da hiper inflação

Apesar do governo venezuelano ter proibido a mineração de bitcoins, a população entrou de cabeça no ramo de mineração e até o fechamento desse post, a criptomoeda esta sendo vendida a US$ 5.696,00 dólares, segundo informações do worldcoinindex.com.

O grande motivo para os Venezuelanos entrarem no ramo da mineração, é a hiper inflação no país que pode alcançar 1.400% até o final desse ano. Seja em galpões, em escritórios ou até mesmo em casa, a atividade de mineração, considerada crime no país, têm rendido bons resultados para alguns mineradores mais experientes.

Fundador do BitcoinVenezuela.com, Randy Brito explicou que o crescimento dessas transações no país começou em 2014, quando teve início à crise econômica provocada pela queda dos preços do petróleo, fonte de 96% das divisas venezuelanas.

Alguns mineradores chegam a fazer 800 dólares ao mês (mais de 26 milhões de bolívares). Outros usuários fazem adaptações em computadores e chegam a ganhar 15 dólares por mês – ou 500 mil bolívares no mercado negro, segundo informações da AFP.

“Quem compra bitcoins com bolívares ganha valor pelo aumento do preço do bitcoin em relação ao dólar e escapa da inflação”, disse Brito, outro minerador.

Verônica (nome fictício) Comprou uma máquina, uma amiga, outra, e um rapaz, 20. Vamos instalá-las na casa de uma senhora. A minha custou 2.280 dólares e produz entre 20 e 25 Litecoins (LTC) por mês. Cada Litecoin é trocado por 46 dólares (valor atual da moeda), são 920 dólares mensais”, explicou a mineradora.

Segundo o portal LocalBitcoins, na última semana de setembro, na Venezuela, as transações em bitcoins alcançaram quase 40 bilhões de bolívares (1,1 milhão de dólares). Há estima que em torno de 100 mil venezuelanos “estão minerando criptomoedas“, mas esclarece que não é possível apontar com precisão, pois muitos se escondem , já que a mineração é considerada crime no país.

Enquanto os Venezuelanos tentam fugir da hiper inflação minerando criptomoedas, no Brasil, os mineradores estão reclamando que a conta de luz está cada vez mais cara e o suposto lucro (ROI) acaba sendo usado para pagar a conta de energia elétrica, reduzindo os lucros consideravelmente.

Com informações do Vasques, AFP