O que é a Halving do Bitcoin?

O que é a halving do bitcoin?
O que é a halving do bitcoin?

Quando o pseudônimo Satoshi Nakamoto introduziu o protocolo de Bitcoin (BTC) ao público (2009) ele definiu que a quantidade limite de Bitcoins que será produzido é de, no máximo, 21 milhões de unidades.

O Halving, que em tradução livre seria: redução de recompensa – é o período que a quantidade de bitcoins por bloco é reduzida pela metade.

Antes do Halving, a cada 10 minutos eram distribuídos um bloco com 50 Bitcoins (BTC)! Em 2012 aconteceu à primeira Halving (redução de recompensa) dos atuais 50 Bitcoins por bloco para apenas 25 unidades por bloco minerado.

A segunda halving ocorreu em junho de 2016! Sendo assim, os atuais 25 Bitcoins por blocos passaram a serem apenas 12.5 Bitcoins por blocos minerados a cada dez minutos. É o que estamos vivenciando hoje!

A próxima Halving (redução de recompensas) do Bitcoin está prevista para ocorrer em maio de 2020. Sendo assim, a redução de recompensa acontece a cada quatro anos! Veja:

  • 28/11/2012 – Primeira
  • 07/09/2016 – Segunda
  • 23/05/2020 – Terceira
  • ??/??/2024 – Quarta
  • ??/??/2028 – Quinta
  • ??/??/2032 – Sexta e assim por diante.

Outras halving!

Cada moeda tem uma quantidade de blocos de distribuição diferentes e o período da Halving de cada uma delas também tem uma data diferente. Apenas criptomoedas que podem ser mineradas é que podem ter a redução de recompensa. A redução de recompensa do Litecoin (LTC) por exemplo, está prevista para acontecer em agosto de 2019.

Atualmente, a cada 2,5 minutos são lanchados na rede um bloco com 25 Litecois (LTC). Em 2019, após a Halving, a quantidade de Litecois por blocos será reduzida pela metade, dos atuais 25 moedas por bloco mienrado para apenas 12,5 Litecois (LTC) a cada 2.5 minutos.

A grande vantagem que o Litecoin tem sobre o Bitcoin, é o tempo em que os blocos para mineração são distribuídos na rede. Enquanto a Rede Bitcoin distribui um bloco a cada dez minutos, a Rede Litecois distribui a mesma quantidade de moedas em apenas 2.5 minutos. Ou seja, a mineração de Litecoin é quatro vezes mais rápida que a do Bitcoin.

Há uma forte expectativa para a próxima halving do Bitcoin, isso porque, historicamente, o peço da criptomoeda se valoriza muito, já que o halving gera escassez da moeda no mercado fazendo o preço da mesma se valorizar ainda mais.

Vamos esperar!