BitcoinsCripto NewsSem categoria

Como o Bitcoin se tornou popular?

Como o Bitcoin se tornou popular?

Em 2008, o pseudônimo, Satoshi Nakamoto apresentou o conceito bitcoin no grupo de discussões chamado The Cryptography Mailin. Já em 2009, Nakamoto de fato, criou a Rede Bitcoin e os primeiros clientes realizaram as primeiras transações peer to peer (de pessoa para pessoa) com a criptomoeda. (para maiores informações, assista a esse vídeo)

Naquela época, cada unidade da moeda valia apenas 0.0001 – ou 0,11 USD de dólar ou R$ 0,33 centavos de real, segundo informações do site reddit.com. Em 2010, pessoas no fórum da BitconTalk, de fato, deu um valor real para cada unidade do Bitcoin. Foi nesse período que um jovem convenceu um dono de pizzaria a aceita o Bitcoin como forma de pagamento. O jovem comprou duas pizzas e pagou 10 mil unidades da moeda. Naquela época, essas 10 mil unidades valiam cerca de 40 dólares. Hoje, na cotação atual, valeria 10 milhões de dólares.

Nesse mesmo ano, o primeiro site de compra e vendas de Bitcoin, Mt.Gox entrou no ar. Mas só em 2011 é que o Bitcoin ganhou força total graças ao Australiano, Julian Assange e o seu site wikileaks.

Julian Assange e o Bitcoin

Em 2010, Julian Assange divulgou (foto) no seu site “WikiLeaks“ documentos secretos sobre crimes cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque pelo Exército dos Estados Unidos. A corte América condenou o Australiano por vazamentos de informações sigilosas, mas ele conseguiu fugir.

Em Novembro do mesmo ano, o governo bloqueou todas os provedores de doações ao site Wikileaks, incluindo o Bank of America, VISA, MasterCard, PayPal e Western Union. Até que um usuário do Bitcoin teve a brilhante ideia e perguntou a Assange sobre ele aceitar doações em Bitcoins, para manter o seu site no ar, pois sem essas doações o Wikileaks poderia sair do ar.

Satoshi Nakamoto não aprovou a ideia, alegando uma sobrecarga na rede Bitcoin, a qual o projeto precisava crescer ao longo dos anos e não de uma hora para outra. Porém, Nakamoto não só criou uma obra-prima que suportou o alto volume de transações, como também tornou o Bitcoin popular.

Nos últimos cinco anos, o endereço público de Bitcoin de Julian Assange registrou mais de 25 mil entradas, contabilizando um volume de 4.000 unidades de BTCs doadas ao WikiLeaks. Vale ressaltar que grande parte das doações ocorreu entre 2011 e 2012, e naquela época, a moeda estava valendo US$ 10 dólares. (Tudo sobre Julian Assange)

Em 2012, outras fundações começaram a receber doações como a Electronic Frontier Foundation. No mesmo ano o site Bitbay anunciou que havia mais de mil estabelecimentos comerciais que estavam aceitando Bitcoin como forma de pagamento.

Então, ao longo dos próximos anos, a moeda passou por altos e baixos, sobreviveu a trancos e barrancos, venceu tempestades e chegou ao valor que esta hoje, ultrapassando a cada dos mil dólares cada unidade da moeda.

Em junho, o Bitcoin completará nove anos de existência. A rede Bitcoin esta cada vez mais segura e a tendência é que o preço da moeda cresça ainda mais e não fique muito volátil como aconteceu em anos anteriores.

Vida longa e prospera para o Bitcoin! A moeda do futuro!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo