Agora você sabeBitcoins

Agora os investidores podem negociar Bitcoins por meio de uma ETN!

Investidores podem negociar bitcoins na bolsa por meio de uma ETN!
Investidores podem negociar bitcoins na bolsa por meio de uma ETN!

Enquanto a SEC analisa as propostas de ETFs, incluindo da VanEck / SolidX, apoiado pela CBoE (Cboe Global Markets Inc), que ficou para o final de setembro (isso sem conta outras dez propostas de ETF que serão analisadas nos próximos dois meses), na próxima quarta, 22 de agosto, os investidores poderão comprar (ETNs) de bitcoin na bolsa de valores.

Os investidores podem, agora, investir em bitcoin Exchange Traded Funds (ETF) por meio de uma nota negociada em bolsa (ETN) chamada Bitcoin Tracker One na Nasdaq Stockholm Exchange na Suécia, segundo um relatório da Bloomberg.

Na verdade, esse tipo de investimento já existia desde 2015, mas só agora a base de troca por dólar (USD) é possível, o que abrangerá ainda mais o mercado cripto e quem sabe, esse novo tipo de investimento não seja o empurram que faltava para sair dessa faze de quedas consecutivas. Além do Bitcoin (BTC), os investidores poderão investir em ETNs baseado na criptomoeda Ethereum (ETH).

Um ETN é bastante semelhante a um ETF na forma como são negociados. No entanto, existem algumas grandes diferenças: tributação e risco de crédito.

1 – Os ETNs (Exchange Trade Note) possuem diversas vantagens para quem quer (pretende) investir em criptomoedas, mas ainda tem aquele medo. A primeira vantagem mais vantajosa (desculpe o trocadilho, não resisti), é que os ETNs são regulados por uma bolsa, algo que a SEC pretende fazer com (possível) aprovação de um ETF.

2 – A segunda coisa, você não precisa guardar suas moedas em uma carteira no seu PC.

3 – Terceira coisa, não corre o risco de transferir suas moedas para carteira errada e acaba perdendo suas criptos, além de não ser taxado toda vez que vai transferir suas criptos para qualquer outra  carteira.

O que é ETN?

Os ETNs (Exchange Trade Note – notas negociadas na bolsa) são como um ativo subjacente. Em poucas palavras, é como se fosse uma ação: tipo, aquelas ações da bolsa de valores: do Facebook, da Netflix, da OI, da SKY, da Petrobras (…).

Nesse caso, ao comprar um ETN, você, de fato, NÃO ESTÁ COMPRANDO BITCOIN, mas sim, uma ação de Bitcoin (BTC). É claro que você vai comprar o valor proporcional ao valor do bitcoin!

Exemplo: se você comprar, HOJE, uma ETN do bitcoin no valor de 5 mil reais, é como se você tivesse comprado na exchanger esse valor, que, na cotação de hoje (17/08/2018), daria um volume de 0,1932814 BTCs.

Só que, ao investir em ETN, você não terá posse desse volume na sua CARTEIRA, você terá um, digamos assim, papel, a qual representa esse volume que você investiu.

É claro que, se você tiver condições de fazer um investimento maior, maior será o seu lucro, caso o bitcoin se valorize muito e caso você venda na alta, é claro!

Porém, o GRANDE PROBLEMA das ETNs – é que -, é um tipo de investimento muito ariscado! Por quê?

Simples: O seu investimento – como dissemos antes -, não fica com você, logo, você ficará a mercê da instituição financeira que comercializa o ETN, logo, caso essa instituição venha a falir, você meu querido investidor, vai perder todo o seu investimento.

É claro e muito óbvio que isso dificilmente acontece, mas pode acontecer. Por via das dúvidas, vossa pessoa poderá acompanhar a reputação e níveis de crédito desse “banco” ou “broker” e salvar seu dinheiro antes que isso aconteça. Afinal de contas, esse é um mercado de risco! Esteja ciente disso!!!

Então, apesar das ETNs serem regulamentadas, é um tipo de investimento ariscado. Já as ETFs são mais seguras, porque são apoiadas por commodities. Veja esse vídeo explicativo!

Qual a diferença entre ETF e ETN e a sua tributação?

ETN – o grande diferencial do ETN, além de ser regulamentado, e a sua tributação, que estão sujeitos a ganhos de capital a longo prazo. Isso ocorre porque somente a diferença entre o preço na compra e na venda é considerada tributável.

ETFs versus ETNs
ETFs versus ETNs

Exemplo: (Para você entender melhor, leia como é feita a tributação das ETFs)

ETFs – Já os ETFs funcionam da seguinte forma: a pessoa tem que comprar cotas de ETFs, e essas cotas geralmente tem um volume mínimo de dez. Então, se você, por exemplo, compra dez cotas a 500 reais cada, você terá comprado dez cotas no valor de cinco mil reais.

Tributação: a tributação do ETF é feita em cima do LUCRO do seu investimento, e o valor é 15%. Exemplo: supondo que essa cota que você comprou (5 mil reais) lhe rendeu 9 mil reais. O imposto que será cobrado será sobre o valor do lucro. Logo, se você investiu 5 mil e lucrou 9 mil, o seu lucro real foi de 4 mil. Sendo assim, quando você for vender as suas ETFs do Bitcoin, a bolsa vai lhe cobrar 15% sobre os 4 mil reais que você teve de lucro.

No caso das ETNs, este tipo de investimento estão sujeitos a ganhos de capital a longo prazo. Isso ocorre porque somente a diferença entre o preço na compra e na venda é considerada tributável.

Sendo assim, se eu investir 5 mil em ETNs e vender à 9 mil, a tributação ocorrerá na hora em que eu for vender, e a tributação será sobre o valor total. Ou seja, tanto o investimento e o lucro serão cobrados na hora que for vender as ETNs.

Agora, quanto é a porcentagem dessa tributação, não fazemos idéia de quanto seja. No entanto, se os especialistas afirmam que a tributação dos ETFs é bem mais cara em relação aos da ETNs, então podemos presumir que seja no mínimo, a metade da tributação do ETF, que é de 15%.

Outra coisa muito importante: apesar do ETN ser regulamentado, esse tipo de investimento não tem muita liquidez em comparação aos ETFs. Por exemplo: a ETN mais popular é a da JP Morgan – Alerian MLP Index ETN -, que possui um volume médio de 1.8 milhão de ações negociadas diariamente. Em contrapartida, há maioria dos ETFs possuem um volume diário de 85 milhões de ações negociadas. Uma diferença de liquidez absurda.

Se você gostou dessa nova modalidade de investimento e quer investir em ETNs do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), acesse este site: DIF Markets, cadastre-se e bons investimentos.

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo