Agora você sabe

Saiba como registrar qualquer coisa na blockchain!

Registre seu conteúdo na blockchain
Registre seu conteúdo na blockchain

Você que é blogueiro, fotógrafo, redator, músico, produz vídeos (…). Agora você pode registrar qualquer conteúdo de sua autoria na blockchain graças à plataforma Hashcool.

Apesar da mesma ter o nome “Hash”, a plataforma não é uma empresa de mineração furreca. Pelo contrário, a Hashcool é apenas uma plataforma que ajuda você, criador de conteúdo, a registrar o seu trabalho na blockchain de maneira rápida, fácil e intuitiva. 

Por que registrar o seu conteúdo na blockchain?

Hoje em dia o que mais tem na internet é a violação de direitos autorais, principalmente para os blogueiros e portais de notícias. Qualquer pessoa pode copiar e colar a matéria completa do seu site e publicar em qualquer outro site como se àquela pessoa fosse autor(a) da sua obra e pronto. Plágio concluído com sucesso!

O mesmo vale para vídeos, fotos, músicas… Enfim, a plagiação é uma verdadeira locomotiva desgovernada na era digital. No entanto, ao fazer o registro da sua obra na blockchain você está assegurando a sua obra! Ou seja, com o registro em mãos você pode reivindicar o direito autoral do uso indevido da sua obra, mostrando ao plagiador que a sua obra tem registro sobre o seu direito autoral.

Tem mais: A Hashcool, além de fornecer o hash (que é um endereço alfa-númerico composta por quase 70 caracteres), a qual, qualquer pessoa pode consultar no blockexplore, a plataforma ainda fornece um documento em PDF contendo todas as informações do conteúdo que foi registrado, facilitando que o verdadeiro autor daquela obra reivindique o seu direito autoral. Isso sem contar quer o registro tem valor legal e jurídico, já que o registro ainda conta com uma assinatura digital.

Usando a Hashcool!

Para você registrar seu trabalho na blockchain com a ajuda da Hashcool, primeiramente você deverá instalar uma extensão para o navegador Google Chrome e criar uma conta.

Assim que a extensão estiver instalada vai aparecer uma setinha de certo ao lado da barra de endereço do navegador (foto). Agora você deve criar uma conta e validar o seu e-mail de cadastro.

Detalhe importante: Antes de começar o cadastro a plataforma vai lhe pedir para confirmar o número do seu telefone, lhe enviando um código de seis dígitos via SMS. Feito essa confirmação é só preencher o formulário de cadastro e confirmar o mesmo através de um link que será enviada ao seu e-mail (veja a foto acima).

Continuando…

Após o cadastro ser realizado com sucesso chegou à hora de você registrar o conteúdo que você quer. Porém, ainda tem um detalhe muito importante:

A plataforma tem três planos disponíveis:

  • O básico,
  • O Premium,
  • E o API RESTful.

O plano básico é grátis e dá direito ao usuário a fazer até cinco registros por mês.

Ao escolher o plano Premium o usuário pode fazer até 100 registros por mês pagando apenas 19,90 mensais. Por último, mas não menos importante, tem o plano API RESTful. Contudo, esse plano é apenas para pessoas jurídicas.

Por enquanto, apenas para testar a plataforma vamos ficar com o plano básico!

Tudo pronto! Então chegou à hora de fazer o seu primeiro registro na blockchain. Veja a foto acima!!!

  • 1 – Na primeira opção você vai pode pegar uma foto, um documento de texto, um arquivo de áudio e/ou vídeo (…).
  • 2 – Na segunda opção você vai pode escrever o seu texto. Nessa opção o usuário poderá escrever no máximo 1.500 caracteres.
  • 3 – Na terceira opção você vai pode eternizar a URL. Ou seja, você vai pegar a URL (endereço de algum site) e registrar o conteúdo que foi publicado por àquele site.
  • 4 – Na quarta e última opção é onde vai ficar todos os seus registros.  

O primeiro registro foi uma foto do nosso CEO, João Batista. Quando você sobe o arquivo (upload) vai aparecer o seguinte aviso: “este arquivo ainda não foi registrado na blockchain”. Não se preocupe esse aviso é de praxe.

Logo abaixo já vai aparecer o Hash para você consultar o arquivo na blockchain quando o mesmo for, de fato, registrado. Note (na foto acima) que aparece à opção “privado”. Caso você selecione está opção apenas as pessoas que tiverem a senha (caso você forneça a mesma) é que irão poder ver o arquivo. Essa opção poderá ser revertida mais tarde!

Continuando…

Assim que você clicar no botão “ENVIAR”, a plataforma vai pedi o seu CPF. Digite o mesmo e em seguida confirme o mesmo. Em seguida a plataforma vai pedi que você informe a data de nascimento: dia, mês e ano. Em seguida a plataforma vai manda você confirmar a data novamente.

Se você digitou tudo certo irá aparecer à seguinte mensagem: “Sucesso? Seu documento foi registrado com sucesso! Em breve você receberá o certificado do registro em seu e-mail“. (foto acima)

Acredite, esse procedimento é muito rápido. Leva menos de 40 segundos. Tem mais: a plataforma salva o seu CPF e a data de nascimento, assim, sempre que você for fazer um novo registro não irá precisar digitar novamente o seu CPF e nem a data do seu nascimento fazendo que os próximos registros sejam mais rápido ainda.

Na opção “Meus registros”, você poderá conferir o seu documento que foi registrado na blockchain. Ao clicar no arquivo vão aparecer essas quatro opções, como demonstrada na foto acima.

1 – Explore – você vai acessar o explore que contem o arquivo que foi registrado na blockchain.

2 – Certificado – você vai pode baixar o certificado em formato PDF em seu computador.

3 – Link Curto – caso você queira mostrar para alguém o que você registrou, em vês de colocar aquela URL enorme você pode usar este link curto fornecido pela plataforma. O Link curto é este: https://e-hash.ly/prisao-do-lula

4 – Voltar – ao clicar em “voltar” e “voltar”, você irá voltar para opção de criar um novo registro.

Acesse os três documentos que registramos na blockchain da Hashcool.

Graças a Hashcool ficou extremamente fácil registrar qualquer coisa na blockchain. Acesse o site e saiba mais!

Viva a tecnologia blockchain!

  • Nos sigam no nosso canal oficial do Telegram: t.me/batistacoin
  • Nos sigam no Instagram: instagram.com/batistacoin/
  • Siga a nossa redação e fique sabendo sobre a nosso opinião do mercado criptográfico no Telegram: @batistacoin

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo