Cripto NewsSem categoria

CVM proíbe fundo de investimentos com Bitcoins e outras criptomoedas!

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), proíbe fundo de investimentos com Bitcoins e outras criptomoedas!

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de ativos no Brasil, emitiu documento afirmando que a compra de bitcoins (BTC) e outras criptomoedas como fundos de investimentos estão PROÍBIDOS!

Para o órgão, as moedas digitais não podem ser consideradas como ativos financeiros, já que não há nenhum órgão que as regularizem. A CVM emitiu o documento após receber consultas de diversos participantes do mercado que questionaram o órgão regulador dos mercados financeiros do país sobre investimentos em criptomoedas. (Para ler o ofício na íntegra, clique aqui!)

Vale lembrar que a proibição é exclusivamente direcionada aos Diretores Responsáveis pela Administração e Gestão de Fundos de Investimento da CVM. Isso significa que, pessoas comuns, como nós, que NÃO tem nenhum vínculo com a entidade, não há nada que impeça de investir em criptomoedas, embora o órgão aconselhe a todos – a não investir nesse mercado – frisado que não há garantias legais pelos tradicionais fundos de investimentos regulados, como a Ibovespa ou Nasdaq, por exemplo.

Dê de março de 2017 foi criado uma Comissão Especial do deputado Aurélio (SD-RJ), que discuti o projeto de (PL) 2.303/2015 – que pode regularizar – não só o Bitcoin (BTC), mas todas as moedas digitais e as milhas aéreas. Com tudo, o deputado Expedito Netto (PSD) sugeriu que o uso, armazenamento e aceitação de moedas digitais sejam considerada crime no país.

Quanto mais as autoridades tentar proibir o investimento e a comercialização do bitcoin ou de quaisquer outras criptomoedas, mais esse mercado irá se fortalecer!
Quanto mais as autoridades tentar proibir o investimento e a comercialização do bitcoin ou de quaisquer outras criptomoedas, mais esse mercado irá se fortalecer!

CVM destacou que ainda não há uma conclusão sobre a opção de investimentos indireto em moedas virtuais por meio de fundos no exterior e pediu para que os interessados que aguardem definições de autoridades sobre a legalidade de tal operação.

Vale lembrar que, no dia 16 de novembro, o Banco Central emitiu uma nota alertando que estes tipos de investimento não são emitidos e nem garantidos por qualquer autoridade monetária e PROIBIO que usuários enviem grandes remeças de dinheiro para fora do país através do bitcoin. Agora, como o Banco Central vai “proibir” tal operação, isso é o que gostaríamos de saber. Bom, vamos deixar esse assunto para um outro post em um futuro não tão distante!

Até o fechamento desta matéria, cada unidade da moeda era vendida a US$ 13,9 mil. Em dezembro (2017), a moeda chegou a valer 18,2 mil dólares quando estreou suas vendas de contratos futuros nas bolsas BATS Global Markets e CME Group.

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo