Deixa a FTX falir! O mercado de criptomoedas não merece ser salvo! Saiba o por que?

A FTX faliu!
Em maio deste ano a criptomoeda Terra Luna (LUNA) entrou em colapso após o ativo sair de 80 dólares para menos de um centavo de dólar em menos de 24h. Uma queda de 98%! Um verdadeiro pânico no mercado havia começado!
Observação: Não vou entrar em detalhes do porque causa, motivos, razões e circunstâncias levou a Luna a derreter no mercado. Se você está neste mercado a algum tempo, você provavelmente já sabe. Se você não souber ou quer entender melhor; dê um google e boa leitura.
O fato é que com o derretimento da Terra Luna fez com que alguns titãs do mercado institucional irem à falência, como por exemplo:
O problema desses titãs do mercado institucional é que essas empresas se alavancaram demais no mercado. Veja o vídeo:
Essas empresas usaram o dinheiro dos seus clientes para realizarem tais operações e quando a criptomoeda Luna (LUNA) entrou em colapso, ambas empresas ficaram insolventes: Ou seja, ficaram sem dinheiro para pagar os seus cliente, levando muitos à falência e alguns a pensarem em suicidio, tamanho foi a tragédia do colapso da Luna.
Até que apareceu um suposto “salvador”, Sam Bankman Fried, CEO da FTX, a segunda maior corretora de criptomoedas do mundo que se prontificou a salvar o mercado de criptomoedas.
Alguns falam que ele, Sam Bankman Fried, de fato, salvou o mercado de um efeito dominó sem precedentes. No entanto, mesmo com essa ajuda, não foi o suficiente e a Three Arrow Capital (3AC), Voyage Digital Holdings e a Celsius faliram.
A estimativa é que mais de 20 grandes empresas do setor institucionais faliram junto com o colapso da Terra Luna (LUNA).
Passado algumas semanas a cripto-esfera teve uma ótima notícia: A entrada da BlackRock no setor cripto em parceria com a Coinbase. No entanto, nem mesmo com essa fodastica notícia foi o suficiente para animar o mercado criptográfico e o bitcoin ficou na marolinha.
Algumas bocas falam, dizem e cogitam que o CEO da FTX, Sam Bankman Fried, ajudou tanto o setor cripto a não quebrar que ele – no caso suas empresas – ficam sem dinheiro para realizar suas próprias operações.
Se é verdade ou não, o fato é que o que parecia ser impossível aconteceu: A segunda maior corretora de criptomoedas do mundo, a FTX, faliu e jogou o mercado de cripto para um novo fundo.
Deixa a FTX falir! A FTX e o mercado de criptomoedas não merece ser salvo!

Quando a Terra Luna (LUNA) entrou em colapso Sam Bankman Fried chegou no mercado e disse mais ou menos assim:
“deixa que eu salvo o mercado, dinheiro não é problema. Se precisar de mais eu estou a disposição”.
Esse tipo de “ajuda”, pra mim, é pura arrogância. Simples assim!
Quer dizer: O cara chega afirmando que será o salvador do mercado de criptomoedas, afirma que dinheiro não é problema e no semestre seguinte a sua empresa vai à falência. Como assim!
Que porra é essa!
Algo de errado não está certo nesta história, não é mesmo?
O que de fato deve ter acontecido foi que Sam Bankman Fried, CEO da FTX fez a mesma merda que a Three Arrow Capital (3AC), Voyage Digital Holdings e Celsius fizeram: se alavancou tanto no mercado e acabou fazendo um tolete gigantesco de bosta, ferrando com todo o setor.
Por isso eu digo:
A FTX não pode ser salva! Não merece ser salva! Sabe por que?
Porque se a FTX for salva, isso vai abrir uma brecha para que outras empresas cometam o mesmo erro ou até erros piores sabendo que lá no final do túnel, sempre terá alguém para salvá-las. Isso é inadmissível!
Ou seja, o mercado cripto ficará cada vez mais viciado em pedir socorro, assim como está acontecendo no mercado acionário neste momento que escrevo este post/vídeo.
O mercado acionário só não quebrou porque os governos de todo o mundo estão salvando o mercado. Fato!
Há anos o mercado acionário juntamente com banqueiros e aliados políticos inescrupulosos ficam fazendo as merdas e o leviatã vai lá e os salvam – e dão as dívidas para todo mundo pagar – e esses filhos da putas nem respondem por um processo.
- Crise de 1987 – conhecida como segunda-feira negra. Quem salvou? O governo!
- Bolha .com / ano 2000/2001. Quem salvou? O governo!
- 2008: Crise do Subprime que levou à falência do Lemans Brothers. Quem salvou? O governo!
- E agora, a crise da pandemia. Quem está “salvado”? Os governos!
- Isso sem mencionar o quase colapso do UBS, que só não quebrou porque o Banco Central Europeu (BCE) “ajudou”.
É sempre a mesma velha história: banqueiros inescrupulosos juntamente com a cúpula governamental fazem as merdas, são salvos e dão a conta para todo mundo pagar.
Agora vem o setor cripto querer fazer a mesma coisa!
Não senhor! Nada de ser salvo!
Tem que fazer na época da Lei serfer: Ou seja, um mercado sem socorro. fez as merdas! problema seu! Se vire para arrumar a bagunça que você cometeu. Simples assim!
Enfim, o que de fato, tinha que acontecer, aconteceu: FTX declara falência e CEO abandona cargo, bitcoin enfrenta queda.
- É isso aí! Nada de ajuda!
- Tem que se foder mesmo!
A arrogância acaba com o mercado
Sam Bankman Fried, CEO da FTX, não foi o único com seu ego inflado e sua arrogância a ferrar com o mercado.
O documentário “A evolução dos carros”, exibido no canal pago H2, o CEO da GM ou da Chrysler soltou a seguinte frase: “Somos grandes demais para falir!
- E, adivinha o que aconteceu!
- Eles faliram!
Nem Deus afunda o Titanic!
De fato, não foi Deus que afundou o Titanic. Foi a arrogância do homem em ignorar os mais diversos avisos de icebergs. Os abastados e responsáveis pelo transatlântico estavam tão preocupados com as possíveis manchetes dos jornais com a chegada do maior navio do mundo que ignoraram o óbvio.
A crise das corretoras continua!
Uns três dias após a FTX declarar falência recebi um e-mail da KuCoin, outra gigante do setor cripto que está no top 10 fazendo uma declaração de transparência da empresa.
Como desgraça pouca é bobagem saem outras notícias nada animadoras do mercado cripto:
- Binance tem 40% das reservas em seus próprios tokens, diz Nansen
- Corretoras de criptomoedas congelam saques e aumentam temor de “efeito dominó” após quebra da FTX
- Três corretoras são suspeitas de falsificar provas de reservas: “saquem tudo”
- Crypto.com bloqueia negociação de três criptomoedas e admite problemas com saques
- Fundador da FTX recebeu empréstimo de R$ 5,4 bilhões da própria empresa

Como desgraça pouca é bobagem, um relatório da Condesk aponta que 20% das reservas da crypto.com está atrelada à criptomoeda Shiba Inu (SHIB).
Só pra você ter uma ideia, no momento que redijo este post/gravo este vídeo a Crypto.com é a 19ª maior corretora do mercado criptográfico – movimentando um pouco mais de 400 milhões de dólares – e 20% de suas reservas está em uma criptomoeda considerada um meme. É de lascar, não é mesmo?
Leia: Shiba Inu: Dê um satoshi a um centavo: O que você precisa saber!
É claro que toda essa tragédia envolvendo a FTX é um delicioso banquete para os reguladores e sua sabedoria atrofiada querer regulamentar esse mercado mais do que nunca.
Apesar dessa desgraceira toda que está acontecendo no mercado, dificilmente o bitcoin vai chegar a zero como afirmam os haters de plantão. No entanto e, por enquanto, as notícias não são nada animadoras.
Assim diz o Senhor:
“Maldito é o homem que confia nos homens”
Jeremias 17:5
Boa sorte a todos!