Entendendo o mercado cripto: O que é Pump e Dump e como você pode se beneficiar

O que é Pump e Dump

Se você quer se dar bem nesse mercado promissor, você tem que saber o que significado das palavras Pump and Dump e usar esses métodos ao seu favor.

As palavras “Pump and Dump” significa inflar e largar. Mas, no mercado em geral, o real significado é: Uma grande alta ou uma grande queda.

Esse método é usado nos mercados de ações e é considerado um pequeno golpe para beneficiar um pequeno grupo de pessoas organizadas, que espalham especulações sobre a valorização de algumas ações no mercado. Quando essas ações que foram compradas a valores irrisórios (centavos) aumentam muito de uma hora para outra, esses organizadores vendem essas ações pelo valor atual, ganhando uma grana.

Esse método também se aplica ao mercado das criptomoedas, também conhecidas como altcoins. Esse esquema já foi usado muitas vezes nesse mercado e já beneficiou e deixou muita gente rica. Mas antes de você entrar nesse jogo, você deve saber o que é um Pump and Dump e como você pode usar esse método á seu favor.

O que é Pump? É quando uma moeda sofre uma super valorização de uma hora para outra. Exemplo: Se você comprar um volume muito alto (10 mil) criptomoedas chamada JobsCoin (JOBS), a qual, cada unidade dessa moeda esteja valendo apenas 6 satoshi, e se essa moeda de uma hora para outra suba a um valor de US$0,03 centavos de dólar (4.410 satoshi), você terá ganhado 300 dólares com o Pump dessa moeda, ou seja, da super valorização dessa moeda.

Geralmente, as altcoins sofrem uma oscilação entre 5 a 30% em um dia. Isso é considerado normal no mercado cripto. Agora se uma moeda que custa apenas 6 satoshi e chegar a valer três centavos de dólar em um espaço de tempo extremamente curto, isso é um sinal claro que essa moeda sofreu um Pump, uma manipulação de mercado.

O que é Dump? É quando uma moeda sofre uma desvalorização repentina. Exemplo: a moeda chamada Chronos (CRX) vale 400 satoshi. Em pouco tempo essa criptomoeda caí e está custando agora 90 satoshi. Então o que acontece: você acha que a moeda não vai cair mais e comprar um volume muito alto dessa cripto, achando que ela vai voltar a subir.

Porém, a moeda começa a cair num ritmo alarmante e chega a valer apenas 4 satoshi. Uma queda impressionante! Ou seja, a Chronos sofreu um Dump. Essa queda repentina pode ter acontecido por algum boato começado por aquele mesmo grupo que fez a Jobscoin subir repentinamente.

Qualquer moeda virtual pode sofre um Pump ou um Dump

Agora vem a questão mais importante: Se o investidor comprou muitas moedas (Chronos) e vender na baixa, esse investidor vai está perdendo dinheiro. Por quê? Porque ele comprou a moeda num valor consideravelmente baixo e vai vender a um valor extremamente baixo. Ele só vai lucrar se a moeda que ele comprou a 90 satoshi, ultrapassar e chegar a 100 satoshi.

Supondo que ele tenha comprado cinco mil unidades da moedas Chronos, e que cada uma custou 90 satoshi. Esse investidor gastou 450 mil satoshi. Agora se a moeda chegar a 100 satoshi, ele terá ganhado 500 mil satoshi. Ou seja, esse investidor ganhou 50 mil satoshi com a alta da moeda Chronos.

Foi o que aconteceu com a moeda Jobscoin. Só que o investidor comprou a moeda com um valor super baixo e vendeu quando a moeda valorizou. A moeda Jobscoin foi alvo de um  Pump (uma alta repentina  da moeda) e a moeda Chronos foi alvo de um Dump (uma baixa repentina da moeda).

Vale lembrar que, nem sempre a grande maioria dos investidores em criptomoedas sabem dessas manipulações do mercado e podem de forma involuntária contribuir para que um Pump ou um Dump seja feito com sucesso para beneficiar apenas alguns tubarões que estão a mais tempo nesse mercado e sabem como agir, e as sardinha (nós) ficam com as sobras, das sobras, das sobras – e muitas vezes acabam perdendo dinheiro por está no meio desse alvo, de forma involuntária.