Especulações no mercado podem fazer que uma moeda sofra um Pump ou um Dump!

Pump ou um Dump do Bitcoin e do Zecash

Agora que você já sabe o que é um Pump e Dump, vou falar do recente evento que ocorreu há poucos dias com a nova moeda Zcash e com o Bitcoin.

Pump do Zcash: No dia 28 de Outubro, a moeda Zcash (ZEC) entrou no mercado valendo uma grana violenta. Como a moeda tinha sido lançada há poucos minutos no mercado cripto, cada unidade do Zec valia apenas 280 mil satoshi.

Em menos de meia hora cada unidade do Zcash tava valendo 540 mil satoshi. Quando a moeda entrou na Poloniex, cada unidade do Zcash estava valendo 500 Bitcoins e até o fim do mesmo dia cada unidade do ZEC chegou a valer 2.820 Bitcoins.

Ou seja, o ZEC sofreu um Pump avassalador. Porém, com um agravante. Como a especulação do lançamento da moeda era gigantesca e a oferta de compra era muito maior que o volume da moeda no mercado, isso foi um agravante para que o Zcash se super valoriza-se em apenas um dia. Foi aí que vem aquele velho ditado: quanto maior a procura, maior será o seu valor. E foi exatamente isso que aconteceu com o ZEC, o maior Pump da história do mercado cripto.

Agora o ZEC (até o fechamento dessa matéria), estava sendo cotada a UDS $533,20 dólares.Antes de chegar a esse valor, o ZEC teve outro Pump e chegou a custa 3.2 Bitcoins. Os mais otimistas do mercado das criptos acreditam que a moeda possa sofre mais um Pump, mas isso é apenas especulações do mercado. Mas foi exatamente essas especulações que fizeram o ZEC a chegar a valer 2.280 Bitcoins em apenas um dia. Todo cuidado é pouco, pois esse mercado é muito imprevisível, e por ser tão imprevisível é que pode se tornar muito perigoso. Tome cuidado!

Dump do Bitcoin: Após o Bitcoins chegar a valer USD$ 740 dólares entre o final de Outubro pra começo de Novembro, uma notícia na China fez com que o Bitcoin sofresse um Dump. A China declarou que estava estudando um jeito de limitar (ou até mesmo impedir) que os chineses mandassem dinheiro para fora do país (através do Bitcoins) sem pagar as devidas taxas.

Essa notícia caiu feito uma bomba e a moeda sofreu um Dump muito considerável. O BTC caiu 6,7%. A moeda que estava cotada a 740,67 dólares caiu para 691,45 – em apenas um dia. Um grande estrago no mercado cripto.

Após essa bomba, no dia seguinte a moeda caiu um pouco mais e chegou a valer 685 dólares. Hoje, (05/11/2016) o Bitcoin ta sendo cotado a 702 dólares. Isso significa que a moeda esta aos pouco se recuperando do baque.

Esse Dump que aconteceu recentemente com o Bitcoin pode acontecer com qualquer outra moeda. É claro que o estrago foi grande porque a moeda é a mais valorizada e todas as outras moedas têm o seu valor agregado ao valor do BTC. Ou seja, se o Bitcoin cair, ele leva junto varias outras moedas.

É claro que isso não é uma regra. Pode acontecer ao contrário. Se o BTC cair, outras moedas podem se valorizar. Por quê isso acontece? Nunca saberemos! Como disse antes, o mercado cripto é muito imprevisível!

Os únicos conselhos  que eu dou, são:

Cautela
Saber esperar
Não coloque todos as suas altcoins (criptomoedas) na mesma cesta

Bons negócios!