Cripto NewsRecomendamos que Leia

Exchange brasileira “CoinX” dá golpe e deixa investidores falidos!

Corretora brasileira de criptomoedas da golpe e deixa investidores falidos!
Corretora brasileira de criptomoedas da golpe e deixa investidores falidos!

Há mais de três meses a corretora “CoinX” não paga seus investidores. O resultado disso: dividas enormes, nome sujo, muita do de cabeça e desespero total – há aqueles que confiaram seus investimentos nessa exchanger.

O drama foi publicado no site “portaldobitcoin” e mostra a frustração se alguns, dos milhares de investidores que investiram na corretora, mas não conseguem sacar suas criptomoedas! Pior que isso: a CoinX ainda permite que nossos usuários se cadastrem e realizem depósitos, o que nos leva a crê, que a corretora está sim, agindo de má fé e com o intuito de aplicar GOLPE!

Reflexão: Se há mais de três meses a corretora não permite que seus usuários realizem saques das suas criptomoedas, por que diabos a mesma continua permitindo que NOVOS USUÁRIOS se cadastrem e façam deposito? Se isso não é golpe, não sabemos mais o que é!!!!

Relatos de investidores lesados

Um dos prejudicados é o produtor rural Diego Soares, de 28 anos, da cidade de Nanuque, no interior de Minas Gerais. Ele calcula ter perdido R$ 32 mil, dinheiro que guardava para comprar uma casa com sua noiva.

Já o técnico em informática Átila Barbosa, de Brasília, investiu R$ 43 mil quando a plataforma parou de funcionar.

Outro investidor que foi lesado pela “CoinX”  é o servidor federal Anderson Valle, de 39 anos, morador de Uberlândia, Minas Gerais. Anderson entrou com uma ação para que a corretora liberasse seu dinheiro, cerca de 150 mil reais. Enfim, os relatos são muitos e chega a ser dramático. Acesse o post leia!

Má fé e golpe na praça? Provavelmente sim!

As exchangers funcionam da seguinte forma: Você se cadastrar, valida sua conta, deposita  uma determinada quantia em reais, troca esse valor em reais que você depositou por bitcoins e/ou outras criptomoedas e pronto, você já é um investidor de criptomoedas.

Agora se VOCÊ QUISER manter suas criptomoedas na corretora, essa é opção sua! No momento que a corretora não lhe dá a opção de “SACAR” suas criptomoeda por um longo período de tempo, é porque tem coisa errada aí.

O usuário NÃO É OBRIGADO a manter seus investimentos (criptomoedas) naquela corretora. Ele tem total liberdade de pode sacar suas moedas. No momento que a exchanger não permite que saques sejam realizado por parte do usuário, é por que tem alguma coisa errada aí. Como diria aquele velho ditado popular: Tem caroço nesse angu!

Segundo relatos dos investidores, o problema surgiu quando a plataforma tentou adicionar uma criptomoeda chamada “Zeus”. Dês de que a corretora tentou adicionar essa shitcoin, a plataforma vem passando por problema, cujo mesmo NUNCA é resolvido.

O grande problema desses investidores iniciantes é que; só porque viu meia dúzia de vídeos no YouTube acham que já sabe o suficiente para se dá bem nesse mercado promissor. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Você tem se prevenir!

Exchanger não é carteira!!!

O investidor Diego Soares saiu da Mercado Bitcoin por que descobriu que a CoinX prometia taxa zero. Porém, o erro, não só do Diego, mais de TODOS esses investidores que estão passando por esse perrengue é ter confiado demais na corretora.

Não estamos dizendo que haverá novos casos, a qual, outras corretoras possam aplicar golpes nos seus investidores, mas o risco EXISTE. A corretora pode até ter boa fé e trabalhar na maior honestidade possível, o que deve ser a obrigação de quaisquer corretoras (exchanges). Com tudo, essas corretoras TAMBÉM estão sujeitas a ataques hakers.

Não só as corretoras brasileiras, mas qualquer Exchange mundo a fora estão sujeitas a esse tipo de ataques. Vejam os casos mais recentes da exchanger que foram hackeadas:

É por essas e outras que Diego Soares (com 32 mil), Átila Barbosa (com 43 mil) e Anderson Valle (com 150 mil reais) – NUNCA, JAMAIS deveriam deixar um volume de dinheiro tão alto em alguma exchanger. É por isso e pra isso que EXISTEM carteiras próprias das suas respectivas criptomoedas!

Múltiplas carteiras

É claro que se você for investir em 10 criptomoedas, você deveria instalar dez wallets (carteiras) no seu computador, sincronizá-las na rede, depositar suas moedas e fazer os devidos backups. (Lembrando que salvo no computador não é backup)

A Exodus é uma das melhores múltiplas carteiras para guardar várias criptomoedas
A Exodus é uma das melhores múltiplas carteiras para guardar várias criptomoedas

É obvio que isso irá dá um trabalhão! Porém, existem algumas wallets (carteiras) múltiplas que podem armazenar um leque gigantesco de criptomoedas sem ter que precisar instalar individualmente as suas respectivas carteiras. As melhores são:

Exodus
Jaxx
Coinomi
Ledger nano

Então meus caros investidores iniciantes, lembre-se: Exchanger não é carteira, exchanger não é carteira, exchanger não é carteira (…).

Estamos torcendo para que Átila Barbosa, Anderson Vale, Diego Soares e todos os investidores da CoinX consigam reaver seus investimentos e que a corretora tome as providências cabíveis e não manche o mercado com esse suposto e possível golpe na praça.

Boa sorte a todos!

Com informações do site: portaldobitcoin.com

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo