Foda-se o Whastapp: O que é e como usar o Status? O seu novo app de mensagens! Parte#1

No último sábado (15), a maior plataforma coletora de dados da história – facebook – simplesmente atualizou a nova política de uso do Whatsapp, a qual obriga os usuários a concordar a compartilhar os dados do aplicativo de mensagens com o facebook.
O mais engraçado disso é que se você não concordar com essa “nova política abilolada” você irá ficar sem poder utilizar algumas funções do aplicativo de mensagens.
Não havendo aceitação, chegará um momento em que o usuário só poderá abrir uma conversa após receber uma notificação. Chamadas de voz ou vídeos poderão ser recebidas, mas não iniciadas.
Depois de algumas semanas, o WhatsApp poderá ficar totalmente bloqueado. A conta poderá ainda ser excluída se não for acessada por mais de 120 dias e por aí vai.
Com essa nova política abilolada do WhatsApp, o aviso sobre a aceitação poderá ser exibido na conta do usuário de modo persistente em alguma data após os 90 dias de prazo.
Resumindo o assunto: Você, caro usuário, será obrigado a ACEITAR essa extorsão que o aplicativo de mensagens chama carinhosamente de “atualização da política” de uso. Ou você concorda com essa bobagem ou vai ficar sem usar o aplicativo! Simples assim!
É claro que essa nova regra obrigatória por parte do facebook causou revolta dos usuários que migraram em massa para o Signal, aplicativo rival do Whatsapp, além do Telegram, que também teve um aumento maciço de novos usuários.
No entanto, esses dois aplicativos de mensagens: Signol e Telegram, ainda tem um grande problema: Essas empresas têm uma sede, um enter central, um CEO e, portanto, quando o Estado e seus mafiosos se sentirem incomodados eles vão atacar esses aplicativos, como já aconteceu com o próprio Whatsapp que foi bloqueado em todo território brasileiro – por duas vezes – por uma decisão de um juiz, prejudicando milhões de usuários.

Agora vamos conhecer à Status!
A Status é um aplicativo de mensagens privado, com navegador web, carteira de criptomoedas e uma exchanger descentralizada, tudo rodando dentro da blockchain, impossibilitando que qualquer autoridade consiga censurar esse serviço.
Baixando e usando o aplicativo de mensagens Status
Vá ao google play através deste link, baixe e instale o aplicativo Status. Após a instalação, o aplicativo vai gerar 12 palavras chaves, chamadas de ‘Seeds’. Guarde com muito cuidado essas palavras porque serão elas que você vai usar para recuperar a sua conta caso o seu celular seja roubado ou der defeito.
Exemplo das Seeds:
1 – bird | 7 – pen |
2 – bol | 8 – now |
3 – green | 9 – fashion |
4 – tools | 10 – planet |
5 – yellow | 11 – dog |
6 – boom | 12 – pan |
Observação: É possível que na hora de instalar o aplicativo o mesmo não exiba as suas seeds. Neste caso você terá que ir na opção “perfil”, em seguida vá na opção “privacidade e seguança”.
Vai aparecer uma mensagem em vermelho escrito ‘faça uma cópia de segurança da sua frase-semente’. Clique nesta opção que vai aparecer às palavra-chaves – também conhecidas como ‘seeds’.
O aplicativo vai pedir para que você anote as palavras exatamente na ordem que elas aparecem na sequência númerica. Exemplo na tabela acima!
Assim que você clicar em ‘próximo’, o app vai pedir que você escreva as palavras na seguinte ordem: 1, 4 e 8. Neste caso, você vai escrever na exata ordem as palavras que o aplicativo pediu: 1, 4 e 8, cujas mesmas no nosso exemplo aqui é bird, tools e now.
Lembrando que este é apenas um exemplo. Para maiores informações veja o vídeo a partir do minuto 08:40.
Agora que você fez o backup das suas palavras chaves, agora vamos usar o navegador, cuja sua usabilidade é extremamente simples.

Usando o navegar
Com o app aberto, vá na opção ‘navegar’. logo acima já vai aparecer o nome ‘Inserir URL ’. É só digitar o endereço do site e pronto, você já está visitando seus sites favoritos completamente anônimos e privados.
É possível que ao digitar o endereço dê algum erro. Neste caso é só você acessar o site do Google e fazer a busca pelo site que você quer visitar e, pronto. Simples assim!
Não se preocupe, o Google não vai saber quais sites você está acessando já que o aplicativo já vem com adblock e bloqueadores de rastreios, tão comuns em navegadores padrão da web.
Dúvida, veja o vídeo a partir do minuto 10:27.

Usando a exchanger descentralizada!
O aplicativo ainda conta com uma exchanger descentralizada. Isso significa que você não precisará usar uma exchanger centralizada onde o governo pode com uma simples canetada pode bloquear essa corretora.
O melhor de tudo é que essa exchanger não passa por nenhuma exchanger centralizada e você pode comprar quaisquer criptomoedas, desde que as mesmas rodem dentro da plataforma Ethereum Erc20 ou Er171.
Para acessar essa exchanger é só seguir os seguintes passos:
- Vá na opção navegador,
- Em seguida vai aparecer uma foto com vários símbolos (foto). Clique no símbolo de uma chave que está escrito ‘descubra Dapps’.
- Em seguida é só clicar na opção ‘exchanges’.
Note que vão aparecer diversas exchanges descentralizadas. escolha a exchanger Uniswap, cuja mesma é a mais conhecida e é a que usamos.
Qualquer dúvida é só ver o vídeo a partir do minuto 19:02.
Observação: No próximo vídeo irei mostrar como depositar criptomoedas na carteira e realizar a troca por outra moeda usando a Uniswap.
Como a Status pode se popularizar?
Vai ter usuários falando que só pode mandar mensagens de textos, não pode mandar mensagens de áudio e nem fazer vídeos chamadas.
É verdade! No entanto, devemos lembrar que o Whatsapp não começou do jeito que você conhece. O mais famoso aplicativo de mensagens começou apenas com envio de mensagens de textos. Na medida que novos usuários foram usando o aplicativo, os desenvolvedores foram atualizando o app até o mesmo chegar aos dias de hoje.
Todo mundo que tem uma conta no YouTube, pode realizar transmissão de vídeos ao vivo – o chamado streaming. Porém, o YouTube, assim como o Whatsapp foi sendo atualizado e melhorado até chegar ao que a plataforma é hoje, um sucesso.
Hoje, o YouTube tem um concorrente muito forte que é a LBRY-TV. No começo essa plataforma podia postar apenas vídeos, cujos os mesmos rodam diretamente dentro da blockchain, de forma descentralizada e distribuída, impossibilitando que criadores de conteúdo sofram algum tipo de censura.
A Lbrtv cresceu e hoje disponibiliza transmissão via streaming dentro da blockchain. Totalmente de forma descentralizada, distribuída e os criadores de conteúdo ainda são remunerados com a criptomoeda LBC, cuja mesma, no momento da gravação deste vídeo está custando um pouco mais de US$0,05 cents de dólar.
Sendo assim, não vai demorar muito para que a Status ‘também’ cresça. Na medida que a adoção do aplicativo for crescendo os desenvolvedores vão atualizando, vão melhorando o app até chegar a um ponto que possa bater de frente com Whastapp, mas, com um diferencial imprescindível; que é a sua privacidade, ao contrário do Whastapp que obriga você a concordar com a sua nova política de uso.
Mas, para que a Status cresça, é necessário a adoção! Então espalhe esse vídeo nas suas redes sociais, se inscreva no canal para maiores informações e atualizações futuras deste fantástico aplicativo.
Boa sorte!