O mercado de criptomoedas é um feto!

Mercado de criptomoedas
O mercado de criptomoedas é um feto, tem muito o que crescer!

A Forbes comparou o bitcoin como uma empresa. Nesse cenário, caso a moeda digital fosse uma empresa a criptomoeda ficaria entre as 50 empresas mais valiosa do mundo, ficando à frente de gigantes de peso como HSBC Holdings com (U$175 bilhões) e Citigroup (U$161 bilhões), duas grandes instituições dos EUA. Acesse e veja!

Apesar de esses números serem promissores e grandiosos, tanto o bitcoin como TODO o mercado de criptoativos é, literalmente, um feto, se comparado aos maiores mercados do mundo.

O mercado global de ações teve início em meados de 1309 e, certamente, já é um ambiente muito maduro. No Brasil a primeira bolsa de valores é datada a meados de 1840. Ou seja, o mercado acionário é bem consolidado!

Agora, se compararmos o mercado de criptoativos, que engloba (juntando) as mais de 1.403 criptomoedas que estão sendo negociadas neste exato momento enquanto este post está sendo redigido, cuja sua capitalização é de $275.728 BILHÕES de dólares, isso representa apenas 0,38% do valor do mercado acionário.  

O mercado é um feto
O mercado de criptomoedas é um feto!

Agora se pegarmos apenas o valor de mercado do bitcoin (Market Cap) que está na faixa dos 175 bilhões de dólares (nesse exato momento), esse número impressionante representa apenas 0,25% do valor de mercado acionário.

Sendo assim, o título deste post não é nem de longe um clickbait: são fatos e contra fatos não há argumentos.

O mercado de criptoativos tem muito o que crescer!

Essa foto abaixo mostra o quão é pequeno o mercado de criptoativos se comparado apenas ao mercado acionário mundial.

Mercado de criptoativos em comparação ao mercado acionário.

No mundo inteirinho, o mercado acionário vale 68 TRILHÕES de dólares! Se esses acionistas injetarem apenas 1% desse valor e aplicar no mercado de criptoativos – mais precisamente no bitcoin – o mesmo irá crescer 680 BILHÕES de dólares em um está-la de dedos.

Valor de mercado global
Valor de mercado global

Isso sem contar o valor de mercado do: Ouro, ETFs, Derivativos, Mercados Futuros e o/a (shitcoin) Dólar, cujo mesmo é “lastreado como um ativo subjacente” no mercado internacional.

Leia: Donald Trump fala mal do bitcoin e elogia o dólar! O que não te contaram???

É por essas e outras que o bitcoin (BTC) não será usado como meio de pagamento, mais sim, como reserva de valor, já que a criação desse ativo digital é limitado, descentralizado e o seu valor de mercado, perante aos outros mercados é irrisório.

Não estamos exagerando, o mercado de criptoativos é um feto!

Só pra você ter outra noção do quanto o mercado de criptoativos é um feto, vamos fazer outro comparativo: No dia 18 de julho o portal Exame publicou um post afirmando que as ações da Netflix que são negociadas na S&P e Nasdaq tiveram uma queda de 12% em dois dias.

Essa queda espetacular nas ações do maior serviço de streaming do mundo fez com que a Netflix perdesse 20 bilhões em valor de mercado.

Se você for ao site CoinMarketcap, você verá um ranking mostrando as criptomoedas mais negociadas no mercado. Em segundo lugar está a Ethereum (ETH) com 23.7 bilhões de valor de mercado!

Valor de mercado do Ethereum (ETH)

Somando o valor de mercado de uma criptomoeda:

  • Você pega todas as moedas em circulação (107.169.342);
  • Multiplica vezes o seu valor unitário atual do mercado que é US$222,60 e;
  • Multiplica vezes a quantidade de moedas existentes: 107.169.342 e o valor de mercado da criptomoeda Ethereum (ETH) é:

 US$23.855.545.052 (vinte e três bilhões, oitocentos e cinqüenta e cinco milhões, quinhentos e quarenta e cinco mil e cinqüenta e dois dólares). (foto acima)

Continuando…

Ou seja, o que a Netflix perdeu e DOIS DIAS – 20 bilhões de valor de mercado com uma queda de 20% – seria equivalente a quase todo o valor de mercado da SEGUNDA CRIPTOMOEDA mais comercializada no mercado de criptoativos.

Então você vê o tamanho do abismo que é o mercado acionário versus o mercado de criptoativos? Sendo assim, não estamos exagerando nem um pouco em afirmarmos que o mercado de criptoativos, de fato, é um feto.

Então, sinta-se a vontade de participar desse mercado promissor!

Boa sorte e bons negócios!

Observação: Não leve as informações deste post como indicativo de investimento. Fique por sua conta e risco!