Agora você sabeBitcoins

O que é bitcoin?

O que é bitcoin?
O que é bitcoin?

O Bitcoin (BTC), é uma moeda digital descentralizada! Ou seja, nenhum governo controla a criptomoeda. Ao contrário do Real, Euro ou Dólar, que são emitidos e controlados pelos seus respectivos Bancos Centrais.

O Whitepaper do bitcoin foi publicado no dia 31 de outubro de 2008, no auge da crise imobiliária americana. Como ninguém, de fato, sabe quem é a pessoa ou grupo que criou o bitcoin o pseudônimo Satoshi Nakamoto foi intitulado como sendo o criador da criptomoeda.

The Times
The Times

No dia 3 de janeiro de 2009, por volta das 18:45 (horário de brasília) o primeiro bloco contendo 50 bitcoins foi minerado pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Esse bloco é conhecido como bloco gênesis, por ser o 1ª a ser minerado na rede e dentro desse bloco estava a manchete do jornal The Times: Chanceler à beira de um segundo resgate aos bancos!

Esse indireta era para os bancos que estavam imprimindo dinheiro descontroladamente na tentativa de sanar a bolha que eles mesmo criaram.

Voltando ao assunto:

A cada 10 minutos um bloco com 50 bitcoins são minerados na rede. Logo, 1.800 novos bitcoins são criados a cada dia.

Leia: Como acontece a mineração de bitcoins?

Para conseguir uma unidade da moeda digital (1.0), é necessário que a pessoa consiga juntar 100 milhões de Satoshi (menor unidade contábil do bitcoin).  Quando a moeda foi lançada, ela valia um centavo de dólar.

Como a quantidade de moedas era enorme e abundante, essa mineração poderia ser feita por um simples computador comum (desktop) ou acessando diversos sites “faucetes” para conseguir ganhar frações da moeda, as guais, os usuários vão juntando até chegar aos 100 milhões de Satoshi, que formam uma unidade da moeda digital (1.0). (clique aqui e saiba o que é satoshi)

Bitcoin e suas curiosidades!

A cada quatro anos, a quantidade de Bitcoins que são distribuídas na rede a cada dez minutos diminui! Com isso, a dificuldade de minerar Bitcoins vai aumentando gradativamente, fazendo com que a moeda se valorize a médio e longo prazo.

Quando a moeda digital foi criada, em 2009, eram distribuídos um bloco contendo 50 Bitcoins a cada dez minutos. Em 2012, essa quantidade foi reduzida pela metade, apenas 25 blocos a cada dez minutos.

Em junho de 2016, a rede Bitcoin diminuiu ainda mais a quantidade de blocos distribuídos na rede, conhecida como Halving (redução de recompensa). Agora são apenas 12,5 blocos a cada dez minutos. Em 2020, será apenas 6.25 blocos e assim por diante.

Esse processo de diminuição de blocos da mineração de Bitcoins continuará ocorrendo até que todos os 21 milhões da unidades da moeda sejam mineradas, o que ocorrerá em 2.147. Segundos os especialistas em mineração, a estimativa é que já em 2032, cerca de 95% das moedas já estejam mineradas.

Esse processo de diminuição de blocos da moeda é chamado de Halving. Clique e saiba mais sobre o que é essa Halving do Bitcoin.

Curiosidade bônus

Em 2032, 95% dos Bitcoins já estarão minerados, restando apenas 5% para que o processo de mineração da criptomoeda acabe de vez, o que ocorrerá só em 2.147.

Quanto menor for à quantidade de Bitcois distribuídos por blocos na rede, maior será a sua dificuldade de conseguir a criptomoeda e maior ainda será a sua valorização.

Boa sorte!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo