O que é Lightning Network e como ela poderá melhorar as transações de bitcoins?

O que é Lightning Network e como ela poderá melhorar as transações de bitcoins
O que é Lightning Network e como ela poderá melhorar as transações de bitcoins

A Lightning Network ou “Rede Relâmpago” é um protocolo offchain que ocorre fora da cadeia do bloco original (blockchain) que posteriormente será integrada a cadeia do bloco principal através do trabalho dos mineradores.

Como muitos de vocês sabem, a ideologia a qual o bitcoin foi criado, que era realizar micros-pagamentos a custo extremamente baixo, ou quase de graça, se perdeu. No começo, era possível pagar por um pingado e um pão com manteiga na chapa usando bitcoin. Agora, devido às altas taxas, você pode comprar dez médias, um pacote de café e fazer seu pingado com pão amassado na frigideira em sua casa que sairá bem mais barato do que usar a moeda digital.

Isso ocorre porque rede atual do Bitcoin (Bitcoin Core), não está dando conta da quantidade de transações, resultando em taxas extremamente caras e demoradas.

Atualmente, a rede suporta apenas sete transações por segundo, o que e extremamente pouco, se comparado com a Rede Ethereum que pode realizar 30 transações por segundo e está anos luz da Rede Visa, que pode processar até 56 mil transações por segundo.

Para resolver esse problema, foi criada a Lightning Network (que ainda está em faze de testes), para driblar a escalabilidade da rede principal. Sendo assim, a LN vai criar uma rede secundária, onde os usuários iram criar canais de pagamentos e viajar por canais de terceiros para realizar diversas transações de bitcoins (BTC) sem a necessidade de registrar cada uma das transações na rede principal (a blockchain do Bitcoin Core).

Assim, a Lightning Network (LN) pretende resolver o problema (escalabilidade) sem mexer no protocolo da rede principal, que, caso fosse modificado, resultaria num grande problema causando consenso entre os mineradores, que por sua fez, resultaria em um HardFork.

Na teoria é uma maravilha. Porém, só na prática é que saberemos se a LN realmente vai resolver o problema da escalabilidade da Rede Bitcoin.

Segundo informações do portaldobitcoin, uma versão Testenet já esta disponível para download. Segundo, desenvolvedores da LN, há 600 Nodes ativos na rede principal do Bitcoin Core. Ou seja, esses Nodes do bitcoins core suporta o protocolo Lightning Network (LN), realizando assim, transações rápida e taxa muito baratas.

Para saber mais, entender melhor como funciona a Lightning Network (LN), acesse TODOS esses links:

O que é Lightning Network?
Lightning Network: Quase 600 “nós” estão ativos na rede principal do bitcoin

https://portaldobitcoin.com/lightning-network-parte-1/
https://portaldobitcoin.com/lightning-network-parte-2/
https://portaldobitcoin.com/lightning-network-parte-3/

Chaves Públicas e Privadas

Com informações dos seguintes sites:

guiadobitcoin.com.br
portaldobitcoin.com.br
Bruno Lançoni Neto, participando do grupo Bitcoin Brasil no facebook