O que são ETFs?

O que são ETFs?
O que são ETFs?

Como já explicamos no post anterior, essa é a terceira vez que tentam aprovar os ETFs sobre o bitcoin. Se vai ser aprovado ou não, é questão de esperar! A SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) está estudando dês de junho a possibilidade de aprovar essas ações sobre o bitcoin.

Bom, agora vamos deixar esse disse que me disse de lado e focar em outro assunto que está dando um nó na cabeça de muitos investidores iniciantes, que é: O que são ETFs?

Lembrando que vamos tentar explicar do modo mais simples possível!

Vamos lá: Os ETFs significam; (Exchange traded Funds), traduzindo ao pé da letra, significa (Fundos Negociados em Bolsas). Ou seja, é como se fosse uma cesta ou um pacote de ações compostas por empresas que possuem ações na bolsa que representam algum índice.

O que são índices?

É quando a bolsa (corretora) indica para você quais são as ações mais negociadas e criam pacotes de ações. Exemplo: Vamos pensar nos índices como se fossem as categorias da Netflix: filmes, séries, desenhos, documentários, produções originais (…).

Nesse contexto, digamos que o índice indica que os usuários acessam mais as categorias: filmes e produções originais. No caso da bolsa de valores, o tal do índice vai mostrar quais ações são mais negociadas e vão criar pacote de ações ligadas a esse índice, surgindo assim, os ETFs. Simples assim!

Ou seja, você vai comprar um pacote de ações ligadas a um índice. É como se a Netflix criasse ETFs referente às categorias que os usuários mais assistem: filmes e produções originais e dentro de cada uma dessas categorias mais acessadas e posteriormente, mais assistidas, a Netflix coloca pacote de ações dentro de cada categoria; de filmes e produções originais.

Quer ver outro exemplo na prática!

Pegamos às hashtags mais comentadas no Twitte do último domingo 22/07/2018, printamos a página da rede social com os assuntos mais comentados, que foram:

Frozen
#TamanhoFamília
#ConvençãoPSL2018
#DomingoLegal
#EsporteEspetacular

 

#DomingoDetremuraSDV
#GoINTZ
#UFCnoCombate
Allianz Parque
GP da Alemanha

ETF: exemplo
ETF: exemplo

Dividimos esses dez assuntos mais comentados em duas colunas; a azul e a vermelha – e pronto, criamos dois pacotes de ETFs, sendo que a coluna azul tem cinco ações e a coluna vermelha tem outras cinco ações.

É assim que as bolsas fazem, elas pegam os melhores índices e criam pacotes de ETFs com algumas ações que são mais negociadas no momento. Vale lembrar que são VÁRIOS ÍNDICES.

Para você ver quais os índices que são negociados na bolsa, você terá que acessar a opção “Home Broker” da corretora que você está cadastrado.

As ETFs são recomendadas para aqueles que querem investir na bolsa, mas não tem muita familiaridade com os termos ou como funciona o mercado financeiro de ações. Essa é a opção mais comum para os leigos e também é o meio de investimento mais comum dos AMERICANOS.

É por isso que há uma forte expectativa para que a SEC libere os chamados EFTS sobre o bitcoin (BTC). Com essa liberação, os americanos vão investir pesado nesse pacote de ações sobre a criptomoeda, fazendo o preço da moeda digital ir à lua.

Continuando…

Lembrando que você tem que comprar as ETFs como se você tivesse comprando ações e o preço para começar a investir nesse tipo de operação é a partir de R$500,00 reais. Vale lembrar que as ETFs são negociadas com cotas. Exemplo:

Vamos supor que você quer comprar uma ETF sobre o índice do BOVA do índice Bovespa? Você poderá comprar a partir de 10 cotas. Então nesse contexto, se cada ETF custa em média 500 reais e você só pode comprar uma cota mínima de 10, isso significa que você terá que investir 5 mil reais para comprar dez cotas do BOVA do índice Bovespa, por exemplo. É isso mesmo! Achou que seria mais fácil?! Lembrando que os valores e a quantidade de cotas podem variar de corretora para corretora. Acesse essa corretora easynvest e pesquise!

É claro que isso vai variar de cada ETFs!!! Por essa razão que recomendamos que você estude, vá buscar o maior número de informações sobre o assunto antes de querer entrar de cabeça nesse mercado. (#RecadoDado)

Outra coisa: Os ETFs fazem parte da renda variável. Ou seja, você não vai saber o que vai acontecer!  Em 2017, o Ibovespa fechou o ano com mais de 30% positivo, já em 2016, fecho o ano com mais 10% negativo. Isso significa que esse também é um mercado de risco, tudo pode acontecer! Dependendo do valor que você investiu, você pode ficar mais rico, como também mais pobre.

Já afirmamos em outros post que o mercado de ações convencionais e o mercado de criptomoedas são muito parecidos, mas não são iguais!!!

Para maiores informações, acesse esse vídeo!

Boa sorte, bons negócios e torça para que a SEC aprove os ETFs sobre o bitcoin!