Agora você sabe

Os termos que os tradings usam no mercado cripto?

Os termos que os tradings usam no mercado cripto? Touro, urso, baleia, tubarão...
Os termos que os tradings usam no mercado cripto? Touro, urso, baleia, tubarão…

Você está navegando em algum grupo de criptomoedas na sua rede social preferida e de repente se depara com esses tipos de linguagens:

  • Baleia despeja suas moedas e derrete mercado,
  • Sardinhas entram em panic sell e faz mercado derreter ainda mais,
  • Mãos de alface não aguenta a correção e vende seus ativos,
  • Os ursos estão querendo derrubar o mercado a todo custo, mas os touros não deixam,
  • Tubarão detona o bitcoin – ou ainda,
  • Será que o Bull Market acabou?

Com certeza você ficou mais perdido que cego no meio de um tiroteio, não é mesmo? No entanto, os seus problemas acabaram. Não faço parte da organizações Tabajara, mas prometo tirar suas dúvidas.

Neste post/vídeo vou desvendar os termos – siglas e linguagem – que os tradings do mercado de criptomoedas (e do mercado acionário) usam no dia-dia e, depois que você ver/ler este post/vídeo, você será um expert. Pelo menos na teoria. Veja o vídeo:

Os termos que os tradings usam no mercado cripto!

ou continue lendo o post!

Lembrando que: Se você já sabe de tudo o que eu vou falar, certamente este post/vídeo não é para você. Mesmo assim, se você quiser dá uma força, fique à vontade e se inscreva no canal.

Bicharada no mercado cripto!

A bicharada do mercado criptográfico
A bicharada do mercado criptográfico

A bicharada está solta no mercado cripto. Agora você vai saber o que significa os termos:

  • Touro
  • Urso
  • Baleia e 
  • Tubarão.

Touro: Também conhecido como Bull Market;

Bull – é touro em inglês e market é mercado. Portanto Bull Market significa mercado de Touro.

Agora te pergunto: Por que o mercado escolheu o Touro como símbolo do mercado de alta?

Simples meu querido entusiasta! Quando o touro vai atacar qual movimento ele faz? 

Exatamente isso! Ele pega seu sifre e ataca de baixo pra cima. Esse ‘ de baixo pra cima’ significa empurrar para cima, para o alto.

É como se o touro tivesse força bruta para empurrar algo para cima, para o alto. No caso, o touro tem força para empurrar o mercado pro alto. Veja o vídeo que eu explico melhor.

Bear – é urso em inglês e market é mercado. Portanto Bear Market significa mercado de urso.

Agora te pergunto: Por que o mercado escolheu o Urso como símbolo do mercado de queda?

Simples: Quando o urso vai atacar ele usa suas garras de cima para baixo. Isso significa que o urso quer derrubar a sua vítima, a sua  preza. No caso do mercado, o urso quer derrubar o mercado, o preço do mercado como um todo. Veja o vídeo acima que explico muito melhor!

Tubarão – O tubarão é aquela pessoa que é muito rica e influente e usa sua influência para manipular o mercado a seu favor ou em detrimento de alguma pessoa ou grupo.

Vou dar dois exemplos de tubarões: Elon Musk, dono da Tesla e da Space X e Jamie Dimon, presidente da JPMorgan Chase, um dos cinco maiores bancos do mundo.

Por que essas duas pessoas são consideradas tubarões do mercado? Porque eles usam sua influência para tentar manipular o mercado a seu favor ou a favor de uma minoria que eles representam.

 Musk é considerado um tubarão pelo mercado
Musk é considerado um tubarão pelo mercado

Elon Musk já é velho conhecido do mercado cripto. Foi por causa dele que fez a criptomoeda meme Dogecoin (DOGE) disparar. Toda vez que Elon Musk Twittar o nome de alguma moeda ela dispara.

No entanto, esse efeito Elon Musk pode ser muito perigoso, já que ele pode falar mal de alguma moeda ou projeto criptográfico fazendo a cripto derreter no mercado e, isso é muito perigoso. 

Eu fiz um vídeo sobre isso: O mercado cripto só tem otários? Dê uma olhada.

Já o Jamie Dimon, presidente da JPMorgan Chase, também é considerado um tubarão porque – ele – usa a sua imagem de ‘CEO’ de um dos maiores bancos do mundo para dar uma opinião sobre o que ele e seu banquinho acham de um determinado assunto.

Por exemplo:

  • Dimon já entrou em polêmica várias vezes ao falar mão do bitcoin: Afirmando que o ativo digital é igual a um esquema ponzi,
  • Uma fraude
  • Igual a mania das tulipas holandesas,
  • Que iria despedir qualquer funcionário caso descobrisse que está investindo no ativo digital e por aí vai.

Ou seja, o que Jamie Dimon está fazendo é tentando usar sua imagem de CEO do JPMorgan para tentar te ludibriar na tentativa de que ele está certo e você está errado.

Baleia –  Ao contrário do tubarão que adora aparecer, a baleia é mais discreta. A baleia age na surdina, na escondida. A baleia faz questão de que ninguém saiba quem ela é. O único modo de saber o movimento das baleias é vendo a movimentação de dinheiro via a chave pública de qualquer moeda. 

Qualquer um pode ver a chave pública de qualquer transação de bitcoin. Mas não sabe de quem é, de fato, aquela chave pertence.

Resumindo: O tubarão adora aparecer e tentar te persuadir. A baleia age na surdina. ninguém precisa saber quem é e a baleia faz questão de se manter anônimo.

Outros termos mais usados no mercado são:

  • Mão-de-alface,
  • Hold,
  • Sardinhas,
  • Panic sell.

Mão-de-alface – São pessoas que não conseguem segurar as suas moedas. Se a cripto sobe um pouco já quer vender e retirar o lucro. Se cair muito já quer vender para não amargar um prejuízo maior.

Os mãos-de-alface acabam alimentando o mercado. Ou seja, sempre compra na alta e acabam vendendo na baixa, sendo que é para fazer justamente o posto: Comprar na baixa e vender na alta.

Hold – O hold significa segurar. Os holdes são pessoas que compram e guardam seus ativos. Ou seja, essas pessoas compram (buy) e guardam seus ativos digitais (suas criptomoedas). Os hold costumam manter seus ativos guardados por anos antes de pensar em vender.

Esses investidores – Holds – costumam vender suas moedas no médio e longo prazo. E quando eu digo ‘médio e longo’ prazo, é de no mínimo 2 a cinco anos e não 2 a 5 meses. Os holds sabem esperar, já os mãos-de-alface, como disse agora pouco, adoram alimentar o mercado.

Sardinhas – As sardinhas são pessoas com pouco dinheiro. No entanto, essas pessoas com pouco dinheiro em quantidade grandiosas podem até derrubar um fundo de investimento. Foi o que aconteceu com a Malvin Capital, que quase faliu após apostar contra a Game Stop.

As sardinhas sabendo que a Melvin Capital estava apostando contra a GameStop se reuniram e cada um comprou uma ação, fazendo as ações da Game Stop disparar e, forçando a Melvin Capital pagar pelo valor das ações. Enfim, o prejuízo foi grande e a Melvin Capital só não quebrou porque foi ajudada por outros fundos de investimentos.

Fiz um post sobre esse assunto. Acesse e leia: O dia em que Wall Street se fudeu!

O que eu estou querendo dizer é que você nunca pode subestimar o poder das sardinhas.

Panic Sell – Esse termo significa pânico de venda.

Esse fenômeno geralmente é causado por um boato que acaba se espalhando em proporções desastrosas.  

Um bom exemplo de um Pânico de venda foi quando a China pela trigésima vez proibiu o bitcoin.

Não só isso:

Além do Partido Comunista Chines “proibir” o bitcoin, um video mostrando os mineradores desligando suas máquinas causou um alvoroço ainda maior, causando um verdadeiro pânico fazendo com que as sardinhas vendesse suas moedas por qualquer valor, fazendo com que o ativo digital derretesse levando todo o mercado cripto pro buraco. Ou seja, um verdadeiro panic sell – pânico de venda. 

É isso aí! Espero que tenham gostado do post/vídeo e não se esqueçam de se inscrever no canal. Até a próxima e como eu sempre digo:

Boa sorte, bons negócios, fiquem com Deus e até o próximo vídeo!

Valeu!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo