Plantão Cripto

PlantaoCripto #10: O que é a CPMF?

Para quem não sabe a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi um imposto criado provisoriamente para cobrar todas as movimentações financeiras feitas por pessoas físicas e jurídicas.

Esse roubo – CAMUFLADO de ‘imposto’ vigorou entre 1993 a 2007 e a sua alíquota variava entre 0,25% a 0,38% sobre cada operação financeira. No dia 1º de janeiro de 2008 essa cobrança – provisória que durou 14 anos – foi extinta.

No mesmo ano foi criado um projeto de lei complementar 306/08 com uma proposta para criar uma espécie de ‘NOVA CPMF‘ chamada de Contribuição Social para a Saúde (CSS), mas a mesma foi derrubada. Sendo assim, ao que tudo indica, no lugar da CPMF ficou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que havia sido criado três anos antes, em 1990, no Governo Collor.

Durante a entrevista para o programa “Globo News em Ponto” no dia 15 de julho sobre a reforma tributária, Paulo Guedes declarou o seguinte: “Mais e mais estamos entrando na era digital onde as operações digitais são feitas digitalmente. Hora, um imposto com uma alíquota PEQUENININHA, de apenas 0,20% sobre o comércio eletrônico tem uma capacidade de arrecadação bastante importante e o comércio digital está crescendo no mundo inteiro”.

A ideia do ministro da economia é ampliar a base de arrecadação para reduzir outros impostos, como os da folha de pagamento.

Ora bolas: se não é a CPMF, mas tem cheiro, se comporta, tem forma e jeito de CPMF? Então está mais do que óbvio que é a nova velha CPMF. Os parasitas só vão dar um novo nome para mais esse roubo sobre operações digitais.

#IMPOSTOÉROUBO   

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo