Agora você sabeCripto News

Retrospectiva 2022 batistacoin! Vamos relembrar os fatos que marcaram o mercado cripto

Retrospectiva 2022 batistacoin! Vamos relembrar os fatos que marcaram o mercado cripto
Retrospectiva 2022 batistacoin! Vamos relembrar os fatos que marcaram o mercado cripto

Feliz 2023 pessoal!

E aí pessoal! Vamos relembrar os fatos mais importantes que marcaram 2022? Essa retrospectiva será um pouquinho diferente das demais retrospectivas que já publiquei. Quem acompanha o canal vai perceber.

  • O bitcoin começou o ano valendo por volta de US$47.500 dólares.
  • No dia 24 de fevereiro a Rússia invade a Ucrânia iniciando uma nova guerra.

Apesar da guerra entre Rússia e Ucrânia ter sido uma tragédia em todos os sentido, inclusive ter sido um dos motivos do bitcoin ter caindo de 46 mil para 34 dólares, o que, de fato, levou o ativo digital ter caído horrores foi o presidente americano Joe Biden ter assinado a Ordem Executiva para Garantir o Desenvolvimento Responsável de Ativos Digitais—a primeira abordagem “de todo o governo” para regular a indústria de criptomoedas nos EUA.

No mesmo mês, a Europa também aprovou uma legislação sobre os setor de criptoativos. Se você achou isso ruim é porque o pior ainda estava por vir. Veja o vídeo:

Retrospectiva 2022 batistacoin! Vamos relembrar os fatos que marcaram o mercado cripto

No segundo trimestre a criptomoeda Terra Luna (LUNA) colapsou levando o bitcoin a tentar encontrar o núcleo da Terra e, claro, afundando todo o mercado cripto. Uma verdadeira tragédia.

O colapso da Luna fez com que grande player do mercado institucional que gerenciava grandes fundos de investimentos do setor criptos como a; Three Arrows Capital (3AC), Celsius e Voyager foram à falência fazendo com que milhares de investidores perdessem suas economias de uma vida. 

Só para você ter uma ideia, em apenas um dia a Terra Luna e seu ecossistema viram 40 bilhões de dólares virarem pó. No mercado criptoativos como um todo, mais de 700 bilhões de dólares evaporaram. 

Não é à toa que algum desses investidores pensaram em cometer suicidio tamanha foi a desgraça que a Terra Luna (LUNA) causou no mercado. A estimativa é que mais de 20 empresas faliram com o colapso da Terra Luna.

No entanto, como diria aquele velho ditado popular: Desgraça pouca é bobagem!

No quarto trimestre, mais precisamente em novembro, a segunda maior corretora de criptomoedas do mundo, a FTX faliu, fazendo que o mercado de criptomoedas sofresse um novo contágio de queda e, consequentemente, levando o bitcoin a um novo fundo: por volta de 15.800 dólares.  

Outros destaque de 2022:

Entre junho e dezembro a segunda maior criptomoeda do mundo, à Ethereum (ETH) concluiu a sua atualização, The Merge – saindo de prova de trabalho (proof of work – PoW) para o mecanismo de prova de participação (proof of stake – PoS).

É claro que essa troca gerou grandes discussões na cripto esfera e a grande maioria dos usuários não gostaram já que sair da mineração (proof of work) para prova de participação (proof of stake) tornou a Ethereum um alvo perfeito para reguladores.

  • Em agosto, o Departamento do Tesouro dos EUA aplicou sanções contra o Tornado Cash, um serviço de mixing de criptomoedas desenvolvido no Ethereum e focado em privacidade.
  • Tesla vendeu 75% dos seus bitcoins para fechar o primeiro semestre do ano no verde para agradar os acionistas da empresa.
  • Paul Krugman, ganhador do Nobel de economia em 2008 declarou a morte do bitcoin,
  • Elon Musk comprou o Twitter e realizou demissões em massa na rede social,
  • Mark Cuban, o bilionário participante do Shark Tank EUA chamou os investidores de ouro de burro,
  • Corretoras continuam indo à falência devido a onda de saques devido a falência da FTX,
  • O Congresso brasileiro aprovou a regulamentação do bitcoinho e das crépetomoedas,
  • Sam Bankman Fried, ex-CEO da FTX foi preso, ficou algumas semanas no xilindró, foi extraditado para os EUA e vai se declarar inocente por fraude financeira no seu julgamento que será em janeiro de 2023,
  • Pessoas continuam caindo em golpes de pirâmides financeiras disfarçadas de plataformas de investimentos e por aí vai.

Enfim!

Bitcoin fechou o ano por volta de US$16.534,00. Ao longo do ano o ativo digital teve uma queda de 60%. Saiba mais!

E é isso aí pessoal!

Então, gostou desta retrospectiva? Espero que sim! Eu disse que seria bem diferente das outras retrospectivas que eu já publiquei aqui no canal. Só para você ter uma ideia, a retrospectiva de 2021 teve 32 minutos de duração. Até eu achei demais!

Por isso eu fiz um pouquinho diferente. Agora eu convido você a ver outras retrospectivas que eu publiquei:

  • Vamos literalmente viajar na cripto esfera relembrando os melhores momento como por exemplo:
  • A betina e o seu investimento milagroso,
  • O ator Terry Crews, o Julius, pai do Cris da série ‘Todo mundo Odeia o Cris’ lançando sua criptomoeda,
  • Mineradores desligando suas maquinas por ordem do governo Chines, 
  • El Salvador adotando bitcoin como moeda oficial do país e o gado submisso que adora ser chicoteado pelo estado protestando contra essa adoção,
  • A Eletroplay conseguindo o maior aporte já visto para o setor cripto brasileiro, 
  • O facebook tentando lançar sua criptomoeda, a Libra (…)

Enfim, é muita coisa fodástica que vale a pena relembrar. Até porque, não está acontecendo nada de interessante neste mercado. Não é mesmo?

Espero que tenham gostado e até o próximo vídeo.

Valeu!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo