Agora você sabeCripto News

Carteira de bitcoin Lightning Network (LN) pede que usuários saquem seus satoshis! O que você precisa saber!

Carteira de bitcoin Lightning Network (LN) pede que usuários saquem seus satoshis
Carteira de bitcoin Lightning Network (LN) pede que usuários saquem seus satoshis

A carteira de bitcoins BlueWallet ficou bastante conhecida e é uma das wallets mais usadas pelos usuários para receber e enviar seus bitcoins via Lightning Network.

Pois então: Na última quinta-feira (23) os desenvolvedores anunciaram o fim da Blue Wallet e pediu para seus usuários sacassem seus satoshis. O serviço vai ser encerrado no dia 30 de abril e os usuários têm até essa data para retirar suas frações de bitcoin.

Sobre a Blue Wallet

Criada em 2017, a Blue Wallet rapidamente ganhou popularidade ao ser uma das primeiras (para não dizer a primeira) a adotar a Lightning Network (LN) do bitcoin. 

Neste mesmo período, a rede do bitcoin estava muito congestionada e suas taxas de confirmação estavam altas demais. Foi então que a comunidade do bitcoin criou a Lightning Network (LN) – que em tradução ao pé da letra significa rede relâmpago – permitindo aos usuários pagassem taxas extremamente baixas e em velocidade de confirmação absurda.

Leia: O que é Lightning Network e como ela poderá melhorar as transações de bitcoins?

Por que a Blue Wallet vai se encerrada?

O objetivo da Blue Wallet era proporcionar transações mais rápidas, pagando taxas extremamente baixas. Ou seja, era para os usuários realizarem suas transações para comprar produtos e pagá-los usando o LN do bitcoin no dia a dia.

Contudo, muitos usuários estavam deixando valores extremamente altos: um bitcoin, um bitcoin e meio, 0.7, 0.5 frações de bitcoins e por aí vai.

Isso se tornou um problema porque a Blue Wallet fazia a custódia dos ativos dos usuários e, portanto, caso a carteira sofresse um ataque hacker os desenvolvedores teriam que (em teoria) ressarcir todos os usuários que estavam usando o serviço da Blue Wallet como uma carteira de bitcoins comum.

Os desenvolvedores ao ver que estavam com enorme abacaxi nas mãos, antes que houvesse uma desgraça, os devs resolveram acabar com a custódia e mandou todos os usuários que usam a wallet à retirar seus satoshis de lá o mais rápido possível.

Qual carteira Lightning Network (LN) devo usar?

De saída da LN, a BlueWallet recomendou aos usuários outras opções de carteiras, como a Phoenix Wallet e Breez Wallet, para usuários de dispositivos iOS e Android. Outras duas sugestões são a LNbits e a LndHub em carteiras de hardware.

Particularmente, estamos usando essa carteira: Muun: Bitcoin Lightning Wallet
Particularmente, estamos usando essa carteira: Muun: Bitcoin Lightning Wallet

Ainda tem a opção da Muun Bitcoin Lightning. Essa carteira pode receber e enviar tanto transações pela rede do bitcoin normal quanto pela Lightning Network.

Outro detalhe: Caso você queira usar a Phoenix Wallet, ela é boa, no entanto, toda vez que você abrir um invoice – um canal para receber transações LN – a carteira vai lhe cobrar 3.000 satoshis.

Já a Muun Bitcoin Lightning – ou simplesmente Muun (foto), como é mais conhecida – não cobra nenhuma taxa para você abrir um canal de pagamento via LN. Você só vai pagar a taxa normal da rede ou a taxa da LN. 

Particularmente, estamos usando as duas carteiras: Phoenix Wallet para guardar os nossos satoshis para realizar o desafio do Bitcoin Pizza Day e a Muun no nosso dia a dia.

Escolha sua carteira e seja feliz!

Boa sorte e bons negócios!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo