Cinco filmes que você precisa ver para entender como funciona o mercado cripto!

Os cinco filmes que você precisa ver para entender como funciona o mercado cripto!
Os cinco filmes que você precisa ver para entender como funciona o mercado cripto!

Sempre afirmamos que o mercado financeiro convencional e o mercado de criptomoedas são bem parecidos, mas não são iguais.

Enquanto estamos no período do Urso, onde o mercado cripto está em baixa, você pode estudar e compreender como funciona esse universo chamado “mercado” na prática, e para isso, nada melhor ver alguns filmes, muitos deles, baseados em fatos reais.

1 – O Lodo de Wall Street – Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente.

Após ficar um tempo desempregado, Jordan foi contratado por uma corretora pequena e viu uma excelente oportunidade de negócios e ao longo do filme, Jordan e seus colegas criam um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida e ilegal, o que desperta a atenção dos federais.

Em cartaz no canal pago; Cinemax e no Netflix.

 

 

2 – Grande Demais para Quebrar – produzido e exibido pela HBO em 2011, a produção conta como foi a crise de 2008 do ponto de vista do secretario do Tesouro americano, Henry Paulson. Apesar de ser uma ficção, o filme conta com personagens ilustres como Ben Bernanke (presidente do Federal Reserve), Warren Buffett (maior investidor do mundo) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers), além de mostrar para o espectador como se desencadeou a crise financeira de 2008.

 

 

3 – Wall Street – Poder e Cobiça – Dirigido pelo diretor Oliver Stone (“Platoon” e “JFK – A pergunta que não quer calar”) é, provavelmente, o filme mais conhecido sobre a bolsa de valores. Michael Douglas é Gordon Gekko, um famoso investidor, conhecido por sua ganância e frieza. A história acompanha Buddy Fox (Charlie Sheen) e sua descoberta deste mundo onde as corretoras estão mais preocupadas em lucrar do que em ajudar seus investidores. (Em cartaz no TelecinePlay)

 

4 – Madoff – A Fraude do Século – Dirigido por Raymond De Felitta, o filme conta a história (baseada em fatos reais) de Bernard Madoff, que ficou conhecido como o mago de Wall Street. Enquanto o mago realizava suas operações de forma legal sob a presidência da Nasdaq, uma sala abaixo, Madoff comandava o maior esquema ponzi mais longo da história, que durou trinta anos e só quebrou braças a crise imobiliária americana de 2008.

Madoff também apareceu no programa “Ideias Incríveis – Trapaças Sensacionais” em uma série de documentário exibido no canal pago “H2”. O filme está em cartaz no TelecineOndemand!

 

5 –  A Grande Aposta – Dirigido por Adam Mckay, o filme conta a história de como ocorreu a grande bolha que quebrou o mercado imobiliário americano em 2008. Essa quebra foi gigantesca que acabou virando filme e teve cinco indicações ao Oscar 2016 – e ganhou apenas uma estatueta – a de melhor roteiro adaptado. Vale à pena conferir, é muito bom e retrata com fidelidade como o mercado funciona!

 

 

Menções honrosas: Esses filmes listados abaixo ficaram de fora porque gosto não se discute, se lamenta – e porque a lista é de apenas cinco filmes, né pessoal! Com tudo, recomendamos que você veja a maior quantidade de filmes sobre esse assunto para agir igual ou melhor que os tubarões e baleias nesse mercado. Afinal de contas, informação e conhecimento, nunca são demais!

A Ascensão do Dinheiro
Margin Call
À caça de Madoff (documentário)
Enron: Os mais espertos da sala (documentário)
Trabalho Interno (Inside Job) (documentário)
O Primeiro Milhão

Bons filmes!