Dicas para você não ser a próxima vítima de uma exchanger hackeada!

Exchanger hackeada é mais comum do que você imagina. Saiba como não ser a próxima vítima!
Exchanger hackeada é mais comum do que você imagina. Saiba como não ser a próxima vítima!

Dês do dia 14 de janeiro a exchanger Cryptopia foi hackeada. Dês desse dia os usuários não podem acessar a exchanger por que a mesma está em “ma-nu-ten-ção“. Aquém duvide que Cryptopia vá voltar suas atividades.

Pelo sim ou pelo não, publicamos ontem um post reafirmando que exchanger não é carteira! Para que você não seja a próxima vítima e NÃO perca todas as suas criptomoedas, preparamos 8 dicas simples que você deve seguir ao pé da letra.  

1 – Já ouviu falar daquele ditado: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta? Pois então, esse ditado também serve para você que acha que as exchangers são seguras. Porque, depois que a desgraceira já estiver feita, já era. Não dá para fazer mais nada a não ser sentar e chorar.

2 – Nunca deixe todas suas criptomoedas em uma única exchanger. Se você tiver uma boa quantidade de uma mesma moeda, divida a sua totalidade em corretoras diferentes.

3 – Aquelas moedas que você gosta de holdar a médio e longo prazo, deixe-as nas respectivas wallets no seu computador, com o devido backup da chave privada a salvo. Lembrando que backup salvo no PC não é backup.

Leia: O que são as chaves privadas das criptomoedas e por que você deve ter muito cuida com elas??!!!

4 – Se você faz investimentos em criptoativos pensando no lucro a médio e longo prazo, você, primeiro do que tudo deverá investir em segurança. Então, compre uma hardware wallets, como a Trezor e a Ledger Nano para não ter dor de cabeça mais tarde. Saiba como usar essas hardware wallets vendo esses dois review: (vídeo 1) e (vídeo 2). Caso você não tenha grana para esse tipo de investimento, siga a dica nº 3!

5 – Deixe apenas o necessário nas exchangers para fazer suas operações. Nada mais, nada menos.

6 – Se você analisou uma criptomoeda, acha que é um projeto muito promissor e tem tudo para crescer, mas essa cripto ainda não tem carteira alguma, deixe o volume que você vai investir espalhada em duas ou três exchanger. Ou seja, você tem que seguir a dica “2”.

Leia: Dez dicas para investidores iniciantes se darem bem no mercado cripto

Nunca venda suas criptomoedas para comprar outras!

7 – Se você gosta de usar carteiras móbiles, então compre um celular apenas para armazenar suas moedas. Do mesmo modo que você não sai por aí com todo seu salário no bolso, você não pode sair por aí com todo o seu portfólio cripto correndo o risco de ser roubado. Compre um aparelho celular apenas para guardar seus criptoativos.

8 – Revisse as dicas anteriores e seja feliz!

Enfim, se tivermos outra(s) dica(s) de sumária importância, atualizaremos o post.  O objetivo do mesmo é alertar os usuários, principalmente para os novatos que “EXCHANGER NÃO É CARTEIRA” pelos mais variados motivos.

Boa sorte e bons negócios!