Cripto NewsO que não te contaramRecomendamos que Leia

John McAfee acredita que o bitcoin pode chegar a valer um milhão de dólares! O que não te contaram!

Para o bilionário John McAfee é matematicamente impossível o bitcoin não chegar a valer um milhão de dólares! Apesar de muitos terem taxado McAfee de louco ou demente, acredite, ele está certo. No entanto, a data para que a moeda digital chegue a esse valor é que está muito errada, em 2020!

Ele está certo! Porém, vamos aos fatos!

O que levaria o bitcoin sair dos atuais US$5.300 (até o fechamento deste post) e chegar a um milhão de dólares à unidade até o final de 2020 é a oferta e a demanda! Mais, como assim?

Simples! Para que o bitcoin saia do seu atual valor e se valorize a tal ponte de chegar a valer um milhão de dólares cada unidade (até 31 de dezembro de 2020, segundo McAfee) é necessário que haja mais pessoas dispostas a comprarem bitcoins do que pessoas dispostas a venderem à criptomoeda.

Para entendermos melhor como o Bitcoin chegaria a esse valor não tão surreal assim, devemos entender sobre a oferta e a demanda. Para isso vamos dá o exemplo do aplicativo Uber.

No final de um grande show ou uma balada o meio mais fácil e simples de chegarmos em casa em segurança é chamar o Uber. No entanto, graças ao fim do evento festivo haverá muitas pessoas chamando o Uber ao mesmo tempo e essa DEMANDA vai fazer o preço da corrida disparar, chegando a valer até 10 vezes mais do que numa noite normal.

O que fez o preço de uma corrida (simples) do Uber disparar foi a DEMANDA de chamadas do serviço do aplicativo, fazendo com que a grande maioria dos motoristas queiram fazer a corrida naquela área porque a DEMANDA foi surreal e a OFERTA (que no caso, são os motoristas do aplicativo) são poucos naquela área. Ou seja, não vai haver motoristas para todos os que solicitarem a corrida, fazendo o preço disparar.

No entanto, na medida que a demando por corrida aumente haverá uma grande migração de motoristas do aplicativo para aquela região e o preço que estava estratosférico rapidamente volta ao valor normal. Sendo assim, a oferta e a demanda, de certa forma andam de mãos dadas para assegurar e equilibrar o preço.

Já no caso da moeda estatal (também conhecido como moedas Fiat ou moeda fiduciária ), como o Real, Dólar, Euro ou Yuan, por exemplo, os seus respectivos governo sempre imprimem dinheiro de forma despretensiosa fazendo o valor da moeda (Fiat) se desvalorizar ao longo dos anos.

E quanto ao Bitcoin, onde fica nessa história?

Já no caso do Bitcoin (BTC), a criptomoeda é descentralizada! Ou seja, não existe um emissor central como ocorrem nas moedas FIATs, cujo seus emissores centrais são os respectivos Bancos Centrais dos seus respectivos países.

“Os Estados Unidos podem pagar qualquer divida porque podemos sempre imprimir dinheiro para fazer isso”.
“Os Estados Unidos podem pagar qualquer divida porque podemos sempre imprimir dinheiro para fazer isso”.

Sendo assim, sempre que o governo quiser mais dinheiro ele simplesmente liga a impressora e pronto, mais dinheiro no mercado. Simples assim!

Veja a descrição da foto acima e leia o que Alan Greenspan, economista e ex-presidente do Fed (Reserva Federal) falou (…)!

Leu a descrição da foto acima? É assim que o Governo se comporta! Simples assim!  

Já o bitcoin a coisa é bem deferente!

A moeda digital tem uma emissão fixa, que são 21 milhões de unidades, dos quais, 17,6 milhões de moedas estão disponíveis no mercado, de um total de 21 milhões de unidades. Segundo os analistas, a expectativa é que em 2032, 95% das moedas já terão sido mineradas, restando apenas 5%, cuja sua mineração final ocorrerá em 2.147.

Sendo assim, sempre haverá uma demanda pela moeda, e a mesma sempre irá se valorizar a tal ponto que, de fato, vai chegar à previsão do John McAfee, já que é IMPOSSÍVEL emitir novos bitcoins. Ao contrário da moeda Fiat, no qual, sempre que o governo quiser ele imprimir mais grana e pronto, problema resolvido.

O aspiral de valorização do bitcoin!

Haverá outros fatores que impulsionará a valorização do bitcoin até chegar a um milhão de dólares! Os milionários!

Sim, pessoal! Já ouviu naquele ditado: “Quem tem dinheiro que sempre mais dinheiro?”. Pois então; essas pessoas endinheiradas vendo a super, hiper, mega valorização do bitcoin vão querer também entrar no barco para ganharem mais dinheiro.

Nunca haverá bitcoins para todos!
Nunca haverá bitcoins para todos!

Porém, só tem um problema: Não há bitcoins suficiente para cada um dos milionários que vivem no planeta Terra! Veja essa foto acima! Ao pesquisar no Google a pergunta: quantos milionários há no planeta? (number of millionaires in the world) O resultado é impressionante! São 36 milhões de milionários no mundo!

Mais não é só isso!

Se cada um desses milionários quisessem comprar apenas uma unidade de bitcoin (1.0), não haverá bitcoin para todos! Lembra que no começo deste post falamos que há apenas 21 milhões de unidades da moeda!

Pois então: se cada um desses 36 milhões de milionários quisessem comprar um bitcoin, cada milionário iria ter apenas 0.525 frações da moeda para cada um desses endinheirados espalhados pelo mundo.

Contudo, essa fraçãozinha de 0.525 será ainda menor! Porque o cálculo foi feito baseando-se na totalidade dos 21 milhões de moedas caso as mesmas já estivessem sido mineradas, o que ocorrerá apena em 2.147.

Nem todos os milionários do mundo terá a oportunidade de ter um bitcoin inteiro!
Nem todos os milionários do mundo terá a oportunidade de ter um bitcoin inteiro!

Atualmente, existem em circulação 17.6 milhões de moedas. Mesmo que, cada milionário quisessem comprar um bitcoin até em 2032, onde 95% das moedas já estariam mineradas, cada um iria receber apenas 0.48 frações da moeda.

No entanto, essa fração será menor ainda, já que a quantidade de bitcoins espalhados por aí é desproporcional. Ou seja, poucas pessoas com uma quantidade absurda de bitcoins. Como o bilionário Tim Draper, do setor de tecnologia. O endinheirado afirmou que não se incomoda com a queda da criptomoeda e continua confiante no ativo digital.

Detalhe: Apenas ele, é detentor de 40 mil unidades da moeda! Isso é só uma amostra do quão é desproporcional a distribuição da moeda digital mundo a fora.

Isso sem contar a quantidade de moedas que estão perdidas para o todo sempre pela rede graças ao pouco conhecimento de como enviar a criptomoeda de uma carteira para outra. Sendo assim, é IMPOSSÍVEL que hoje, cada milionário no planeta tenha uma unidade da moeda. Ou seja, essa frasãooazinha de 0.48 cairia ainda mais!

Sendo assim, a escassez natural do bitcoin a médio e longo prazo já seria o suficiente para elevar o preço do ativo digital à estratosfera. Porém, não é apenas isso que vai fazer o Bitcoin ir as alturas. Há outros fatores a serem considerados!

O que não te contaram!

1 – Ouro versus bitcoin: Quem já está atento ao mercado criptográfico sabe que a moeda digital já está sendo comparada com o Ouro como reserva de valor. Então se pegarmos apenas 30% do valor do mercado do Ouro que é de oito trilhões de dólares e colocar no Bitcoin, esses 30% vai fazer o valor do mercado da moeda digital chegar a 2,4 trilhões de dólares.

2 – A oferta monetária mundial gira em torno de 90 trilhões de dólares. Muitos analistas, economistas e entusiastas afirmam que o papel moeda nos próximo 20 anos serão obsoletos e o bitcoin tomará o seu lugar.

Caso isso ocorra, se pegarmos apenas 10% dessa reserva de valor monetário mundial e substituir pelo Bitcoin (BTC), a moeda digital teria mais 9 trilhões de dólares de valor de mercado.

Se o bitcoin chegar a esse valor de mercado (9 trilhões da economia mundial com mais 2,4 trilhões do mercado do Ouro), a criptomoeda irá se tornar uma unidade de conta: Ou seja, o bitcoin irá ser usado como uma unidade-padrão de medida dos valores de todos os bens e serviços disponíveis – tomando o lugar do dólar que é usado mundialmente como uma unidade de compra, valor e serviços disponíveis.

Como a produção de bitcoin é limitada, isso significa que produção de riquezas ao redor do mundo em uma taxa de retorno para o próprio bitcoin. Se o PIB mundial crescer 5% ao ano, qualquer título emitido atualmente com retorno abaixo de 5% ao ano será substituído pelo Bitcoin.

Ou seja, ninguém vai comprar um título de renda pública que renda menos que comprar um bitcoin e deixar na sua carteira (Buy Hold).

3 – Se o bitcoin absorver 5% da divida global que gira em torno de 215 trilhões de dólares o valor do mercado do bitcoin vai crescer 10 trilhões de dólares. 

Os números não mentem!

  • Se somarmos os 2,4 trilhões de valor de mercado do Ouro que foi convertido para o bitcoin mais,
  • 10% da oferta monetária mundial que é 9 trilhões de dólares e,
  • Se pegarmos os 10 trilhões de dólares da divida mundial, o bitcoin terá um valor de mercado de 21,4 trilhões de dólares, mais que o suficiente para cada unidade da moeda valer um milhão de dólares.

Isso sem contar os ETFs do bitcoin e as plataformas de investimentos como a ErisX e Bakkt que comercializarão contratos futuros de bitcoin custodiados.

Leia: Quem estiver na marola, prepare sua prancha porque a grande onda vem aí!!!

Sendo assim, é matematicamente possível o bitcoin chegar a valer um milhão de dólares!

Como dissemos anteriormente, os números não mentem! No entanto, o que torna o cálculo do John McAfee desproporcional e descabido é o tempo que ele definiu para que a moeda digital chegue a esse valor surrealmente possível, em 2020.

É isso mesmo que você leu! É assismo puro! “Ele acha” que o bitcoin vai chegar a um milhão de dólares à unidade até em 2020!

Esse é um tempo tão descabido que chega a ser ridículo! Os cálculos são válidos e o resultado para que cada unidade do bitcoin chegue a um milhão de dólares é matematicamente possível.

O que não é possível é o tempo que John McAfee definiu como plausível para que a moeda chegue a esse valor, em menos de dois anos. Isso sim é impossível. O único meio do Bitcoin chegar a um milhão de dólares até 31 de dezembro de 2020 é se Donald Trump acabar com o dólar e usar a moeda digital como medida de valor e sabemos que isso vão vai acontecer.

É mais provável que a moeda digital chegue a um milhão de dólares lá pra 2032, quando, segundo analistas, 95% das moedas já estarão mineradas. Isso sem contar que até lá, haverá quatro Halving da criptomoeda:

  • 2020 – 6.25 – bitcoin por bloco a cada dez minutos,
  • 2024 – 3.125 – bitcoin por bloco a cada dez minutos,
  • 2028 – 1.5625 – bitcoin por bloco a cada dez minutos,
  • 2032 – 0.78 – bitcoin por bloco a cada dez minutos…

… tornando a moeda cada vez mais difícil de ser minerada e a quantidade de moedas por bloco minerado será cada vez menor. Aí sim, se o bitcoin não chegar a um milhão de dólares vai chegar bem perto.

Boa sorte a todos!

Com informações do YouTuber, Guilherme Rennó, do canal criptomaníacos.

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo