O que é mercado de ATACADO e porque as ETFs do Bitcoin têm haver com isso?

Mercado de bitcoin apenas para atacadistas!
Mercado de bitcoin apenas para atacadistas!

No dia 19 de julho, a CBOE (Chicago Board and Option Exchange) formalizou o pedido de abertura de fundo de índices comercializados como ações (ETFs) de Bitcoin à SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos).

A resposta da SEC, se vai ou não aprovar à proposta, era para ter saído em agosto, mas o órgão decidiu adiar o resultado para o final de setembro. Por quê?

Simples, conforme havíamos divulgado neste post: Porque a ETF da CBOE tem 99,99% de ser aprovado pela SEC!!! – explicamos o porquê à proposta plataforma tem grandes chances de ser aprovado.

Entre as muitas exigências exigidas pela SEC, está o valor que o investidor terá que desembolsar para ter uma ETF do bitcoin: 25 unidades da moeda! Isso mesmo que você leu! O investidor terá que desembolsar – no caso, investir – uma grana equivalente ao valor de 25 bitcoins.

Preço do Bitcoin antes da ETF ser (possivelmente) aprovado
Preço do Bitcoin antes da ETF ser (possivelmente) aprovado

Se fizemos as contas baseando-se na cotação do mercado bitcoin, hoje, que está vendendo uma unidade da moeda por R$26,400 – vezes 25, é igual a 660 mil reais. Ou seja, apenas investidores PESOS-PESADOS é que vão poder investir nesse ETF da Chicago Board and Option Exchange (CBOE).

É claro que isso é proposital. Ou seja, apenas investidores de ATACADO é que, de fato, poderão (e podem) investir essa grana toda nesse ETF. Aí vem a pergunta:

O que seriam esses investidores de atacado?

Para responder essa pergunta, nada melhor que dá um exemplo no nosso dia-dia: Pense nos investidores de atacado como se fossem aquelas grandes redes de supermercados atacadistas, como o Assaí, Atacadão, Roldão (…). Esses atacadistas, por terem um capital muitos superior aos demais concorrentes, é que poderão, de fato, investir nas ETFs do bitcoin.

Agora, aquelas pequenas redes, tipo, mercadinhos de bairro, como por exemplo, na minha região tem: talismã, Talismã 2, Supermercado pirâmide e Dia. Pois então, esses mercados, denominado de VAREJO, por terem um capital bem inferior aos ATACADISTAS, não poderão investir (comprar) no ETF do bitcoin, não porque estejam proibidos, mas por ser muito caro.

É claro que esse valor absurdo para investir nessas ETFs da CBOE é proposital, para que não haja aquela especulação generalizada como aconteceu no final de 2017, quando a BATS Global Marketes e a CME Group começaram a vender bitcoins em contratos futuros.

É obvio que, ao aprovar o ETF, o valor do bitcoin vai sim, as alturas, mas não na forma especulativa, mas sim, de forma gradual. Bom, pelo menos é o que o mercado espera!

Quando a CBOE propões esse valor absurdo de investimento em ETFs de bitcoins, é para aqueles pequenos investidores como eu, você, seu vizinho, seu patrão (…) não possam comprar esses ETFs, mas sim, apenas aquele seleto grupo da revista Forbes, por exemplo, é que, de fato, podem investir nesse tipo de ação. É por isso que a CBOE apelidou esses investidores de ATACADISTAS, e nós, as pessoas comuns, os chamados VAREJISTAS, ficarão de fora.

Pessoas comuns podem sim, investir em bitcoin, mesmo sem ter a ETF!

Pense conosco: A aprovação de uma ETF poderá ser o grande Bull Run para o aumento do preço do Bitcoin (BTC), já que permitirá a entrada de um grande fluxo de capital institucional dentro do mercado de criptoativos. Ou seja – como dissemos ante – gente grande, com muita grana vai investir nesse mercado, fazendo o preço do bitcoin (e outras moedas) ir às alturas. Isso é um fato!

Leia: Preparasse para a nova alta do bitcoin!!!

Isso sem contar que grandes empresas do setor, como Coinbase, Ledger e BitGo, estão lançando produtos de custódia para clientes institucionais, garantindo ainda mais segurança para esses tipo de investidores, já que os ETFs de Bitcoin estão assegurados, conforte descrevemos neste post.

Sendo assim, a aprovação do ETF da CBOE será investimento das arábias, garante os especulares!

Leia: O mercado de criptomoedas é apenas uma criança, tem muito que crescer!