O que são tokens de criptomoedas?

O que são Tokens de criptomoedas?
O que são Tokens de criptomoedas?

Primeiramente, temos que entender que a plataforma Ethereum é uma coisa e o seu token, ou seja, a criptomoeda Ethereum (ETH, também conhecida como Éther) é outra coisa.

Outra coisa que você deve saber é que: de cada dez moedas que já foram criadas, nove utilizam a plataforma da Ethereum! Mais como assim?

Vamos supor que a plataforma Ethereum seja o sistema operacional do seu computador. Ao comprar um PC, seja desktop ou notebook, você simplesmente chega em casa, liga ele e começa a usar. Por quê? Porque o sistema operacional já esta pronto, é só ligar e usar. Você não vai precisar programa absolutamente nada.

Agora, vamos supor que você queira criar um programa de cadastro de clientes. Você contrata um programador que vai criar seu programa e você vai apenas instalar o seu programa no computador, cujo mesmo seja compatível com o sistema operacional, a qual você esta usando e pronto.

Nesse exemplo, a plataforma da Ethereum é o sistema operacional e o programa que você mandou o programador criar (um sistema de cadastro de clientes) é o seu token. Sendo assim, a plataforma dá todo o suporte, da criação, execução, a utilização da própria blockchain, bastando apenas que você, com pouco click, crie o seu próprio Token.

Ou seja, você não vai precisar programa nada! Você vai apenas usar algo que já existe e que te dá todo o suporte. Ao acessar o site coinmarketcap.com/pt-br/tokens – o mesmo mostra o top 100 tokens mais negociados do mercado. Ao acessar o site, você vai se impressionar tamanha quantidade de moedas que já foram criadas que utilizam a plataforma Ethereum.

Das 100 moedas mais negociadas, 90% usam a Plataforma Ethereum. Veja a tabela:

Omni 3 moeda – Safe Exchange Coin (SAFEX), Tether (USDT), MaidSafeCoin (MAID)
Ethereum 94 moedas (…)
Waves 1 moeda – Wagerr (WGR)
NEO 1 moeda – Gas (GAS)
Ardor 1 moeda – Ignis (IGNIS)

A criação do token também pode representar quatro coisas importantes e fundamentais, tais fundamentos podem definir – sobre o porquê – de cada dez desenvolvedores escolheram a plataforma da Ethereum para a criação da sua criptomoeda (token):

  • Propriedade. Dentro do Token existe programação que representa a propriedade intelectual do criador.
  • Utilidade. No sentido que você precisa desse Token para entrar em qualquer ambiente para que esse Token foi criado.
  • Recompensa: O consumo do produto ou serviço do ambiente gera retorno ao detentor do token.
  • Fungibilidade: Vai sendo gasto ou consumido após o uso.

Para maiores detalhes, acesse o site: www.aprendersobrebitcoin.com

Detalhe: ainda tem outras plataformas que podem ser usadas para criar a sua própria criptomoeda: NEM, BitShares, Qtum, Stellar, Ubiq e Tokit. Paramos de contar porque pode ter mais.

Essas são as plataformas mais famosas e mais usadas pelos desenvolvedores. Ao ver a lista completa, a escolha e o uso da Plataforma Ethereum para criar uma nova criptomoeda ganha com folga, tanto que, Vitalik Buterin, criador, pretende cobrar um aluguel pelo uso da plataforma.

Observação: É claro que tem outras complexidades sobre como funciona a Plataforma, como por exemplo; por que a maioria dos token usa o protocolo ERC20, cuja dúvida poderá ser sanada clicando aqui.

O objetivo deste post foi sanar a dúvidas sobre o que é token de criptomoeda e acreditamos que respondemos a sua dúvida.

Até a próxima!