O que são tokens e plataformas de criptomoedas?

Primeiramente, temos que entender que a plataforma Ethereum é uma coisa e o seu token, ou seja, a criptomoeda Ethereum (ETH, também conhecida como Éther) é outra coisa.
Outra coisa que você deve saber é que: de cada dez moedas que já foram criadas, nove utilizam a plataforma da Ethereum! Mais como assim?
Vamos supor que a plataforma Ethereum seja o sistema operacional do seu computador. Ao comprar um PC, seja desktop ou notebook, você simplesmente chega em casa, liga ele e começa a usar. Por quê? Porque o sistema operacional já esta pronto, é só ligar e usar. Você não vai precisar programa absolutamente nada.
Agora, vamos supor que você queira criar um programa de cadastro de clientes. Você contrata um programador que vai criar seu programa e você vai apenas instalar o seu programa no computador, cujo mesmo seja compatível com o sistema operacional, a qual você esta usando e pronto.
Nesse exemplo, a plataforma da Ethereum é o sistema operacional e o programa que você mandou o programador criar (um sistema de cadastro de clientes) é o seu token. Sendo assim, a plataforma dá todo o suporte, da criação, execução, a utilização da própria blockchain, bastando apenas que você, com pouco click, crie o seu próprio Token.
Ou seja, você não vai precisar programa nada! Você vai apenas usar algo que já existe e que te dá todo o suporte. Ao acessar o site coinmarketcap.com/pt-br/tokens – o mesmo mostra o top 100 tokens mais negociados do mercado. Ao acessar o site, você vai se impressionar tamanha quantidade de moedas que já foram criadas que utilizam a plataforma Ethereum.
Das 100 moedas mais negociadas, 90% usam a Plataforma Ethereum. Veja a tabela:
Omni 3 moeda – Safe Exchange Coin (SAFEX), Tether (USDT), MaidSafeCoin (MAID)
Ethereum 94 moedas (…)
Waves 1 moeda – Wagerr (WGR)
NEO 1 moeda – Gas (GAS)
Ardor 1 moeda – Ignis (IGNIS)
A criação do token também pode representar quatro coisas importantes e fundamentais, tais fundamentos podem definir – sobre o porquê – de cada dez desenvolvedores escolheram a plataforma da Ethereum para a criação da sua criptomoeda (token):
- Propriedade. Dentro do Token existe programação que representa a propriedade intelectual do criador.
- Utilidade. No sentido que você precisa desse Token para entrar em qualquer ambiente para que esse Token foi criado.
- Recompensa: O consumo do produto ou serviço do ambiente gera retorno ao detentor do token.
- Fungibilidade: Vai sendo gasto ou consumido após o uso.
Para maiores detalhes, acesse o site: www.aprendersobrebitcoin.com
Agora que você sabe que a grande maioria das criptomoedas existentes são na verdade tokens, agora vem a grande pergunta:
Qual é a diferença entre Tokens ou criptomoedas?
Resposta: A diferença é bastante simples!
A(s) criptomoeda(s) usam a sua própria blockchain. Exemplo: As criptomoedas Bitcoin (BTC), Litecoin (LTC) e Dogecoin (DOGE) são criptomoedas porque as mesmas tem a sua própria blockchain.
Já as criptomoedas denominadas de Tokens, essas não tem uma blockchain, as mesmas utilizam a blockchain de outra criptomoeda, como por exemplo: Tether (USDC), Chainlink (LINK), Augur (REP), Status (SNT), Aragon (ANT) entre outras.
Todas essas criptomoedas são denominadas de Tokens porque não tem uma própria blockchain, essas moedas usam a blockchain de outra criptomoeda, no caso, da Ethereum. Mas isso não significa que essas moedas sejam menos ruins ou de baixa qualidade porque usam a blockchain de uma outra moeda.
O que define o sucesso ou fração de uma criptomoeda é a sua ideologia e adoção. Não importa se esse ativo tem sua própria blockchain ou usa uma blockchain de terceiros.
Detalhe: Ainda tem outras plataformas que podem ser usadas para criar a sua própria criptomoeda: NEM, BitShares, Qtum, Stellar, Ubiq e Tokit. Paramos de contar porque pode ter mais.
Essas são as plataformas mais famosas e mais usadas pelos desenvolvedores. Ao ver a lista completa, a escolha e o uso da Plataforma Ethereum para criar uma nova criptomoeda ganha com folga, tanto que, Vitalik Buterin, criador, pretende cobrar um aluguel pelo uso da plataforma.
Observação: É claro que tem outras complexidades sobre como funciona a Plataforma, como por exemplo; por que a maioria dos token usa o protocolo ERC20, cuja dúvida poderá ser sanada clicando aqui.
O objetivo deste post foi sanar a dúvidas sobre o que é token de criptomoeda e acreditamos que respondemos a sua dúvida.
Até a próxima!