Por que a Ethereum está se desvalorizando tanto?

Por que o Ethereum está se desvalorizando tanto?
Por que o Ethereum está se desvalorizando tanto?

A cotação do Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado, caiu para seu menor preço, em julho de 2017, quando cada Éther era negociado a US$211. Nas últimas 24h, a moeda estava marcando uma queda de 20%.

De acordo com dados de preços da CoinDesk, o Éther teve uma desvalorização de mais de 84% em relação a máxima histórica, em 14 de janeiro quando chegou a  de US $ 1.389,18.

Por que essa queda?

Sabemos que estamos no período do Urso e já faz mais de oito meses que saímos das maiores altas históricas de todos os tempos e agora, literalmente, todas as criptomoedas tiveram (ainda tem) uma desvalorização de mais de 70%. Porém, a queda do Ethereum (ETH) tem um agravante bem peculiar a qual nenhum investidor queria que acontecesse.

Tudo começou com a publicação deste post: O colapso da ETH é inevitável (em inglês)

Primeiramente, temos que entender (principalmente os leigos) que a plataforma Ethereum é uma coisa e o seu token, ou seja, a criptomoeda Ethereum (ETH, também conhecida como Éther) é outra coisa. A plataforma Ethereum é usada para realizar contratos inteligentes e o seu token, ou seja, a moeda (ETH) é usada para pagar pelos contratos inteligentes na plataforma e aos mineradores.

O post afirma que o valor da criptomoeda poderá chegar à zero, graças a uma grande falha na rede da Ethereum, a qual não precisaria da própria criptomoeda (ETH) para pagar pela criação e distribuição dos contratos inteligentes na plataforma Ethereum e (principalmente) para pagar a remuneração dos mineradores, fazendo com que a moeda deixasse de ser utilizada, perdendo completamente o seu valor.

Valor do Ethereum (ETH) até o fechamento deste post!
Valor do Ethereum (ETH) até o fechamento deste post!

O artigo afirma que a plataforma da Ethereum continuaria a existir e seus contratos inteligentes continuariam a ser criados na Plataforma, mas as pessoas poderiam pagar pela criação desses contratos com outras moedas que use a tecnologia ERC20, já que o código da plataforma não obriga ninguém utilizar o ETH, podendo usar qualquer outra criptomoeda que fosse desenvolvida com a ERC20. Para maiores detalhes e esclarecimento, veja esse vídeo!

Como desgraça pouca é bobagem, o próprio criador da plataforma Ethereum e respectivamente seu token (ETH), Vitalik Buterin, confirmou parte do post, principalmente na parte que os desenvolvedores não têm interesse porque desvalorizam seu próprio projeto.

Ou seja, ao afirmar o argumento técnico publicado no portal techcrunch, só causou ainda mais pânico aos investidores da criptomoeda Ethereum (ETH), uma vez que seus investimentos podem virar pó em poucas semanas.

Vitalik Buterin, criador da plataforma Ethereum e respectivamente, seu token, Éther (ETH)
Vitalik Buterin, criador da plataforma Ethereum e respectivamente, seu token, Éther (ETH)

 

Com tudo, para o alivio (parcialmente) da comunidade Éther, Vitalik afirmou que há duas propostas sendo avaliadas pela comunidade e ambas usariam no próprio protocolo Ethereum a obrigatoriedade do uso do Éther para realizar as transações na plataforma e após a utilização esse Éther seria queimando, não permitindo que outros token possam ser substituídos dentro da plataforma.

Agora, será que essas duas propostas irão resolver o problema da Ethereum ou será um tipo no pé? Vamos esperar e ver no que vai dar!

A culpa é das Icos?!

Alguns usuários estão culpando as Icos pelo derretimento do valor do Ethereum (ETH). O problema é que à maioria das Icos utilizam o Éther como meio de participação. Ou seja, o investidor que quer comprar aquele token que está sendo vendido durante o período da Ico utiliza a criptomoeda Ethereum para comprar aquela moeda, cuja mesma ainda será desenvolvida.

Leia: O que é e como participar de uma Ico?

O que são Tokens de criptomoedas?

Os desenvolvedores daquela Ico arrecadam uma boa quantia em ÉTher para bancar o seu projeto. Nesse caso, essa exigência de aceitar a moeda Ethereum para comprar uma quantidade relativa do token irá favorecer a criptomeda Éther.

No entanto, os desenvolvedores, em algum momento têm que vender as moedas Ethereum (ETH) que foram arrecadadas durante o período da Ico para bancar o projeto. Nesse cenário, o que pode está acontecendo no mercado, em relação ao éther, e que a maioria das Icos resolveram fazer esse despejo no mercado de uma só vez, causando a desvalorização da criptomoeda.

Essa desvalorização ocorre com qualquer moeda: quando uma grande quantidade de pessoas resolve vender suas criptomoedas o preço da mesma tende a cair. Sendo assim, quanto mais pessoas vendem uma moeda, ela cai, quanto mais pessoas compram uma determinada moeda, ela sobe. Simples assim! O problema é quando todo mundo resolve fazer isso de uma vez o preço da criptomoeda literalmente derrete. É isso que ALGUNS ACHAM que está acontecendo com o Ethereum (ETH).

Com tudo, essa situação pode ou não está relacionada há desvalorização do Ethereum. Não tem como saber! O mais provável pela desvalorização do Éther é o que foi mencionada nos primeiros parágrafos deste post, cuja análise foi publicada no portal techcrunch.

Problema do Ethereum na prática!

Digamos que você tenha que enviar 60 reais em frações de bitcoin para outra pessoa. Com tudo, para que a sua transação seja confirmada na rede, você tem que pagar aos mineradores pela sua transação.

Taxa que a rede Bitcoin Core nos cobrou
Taxa que a rede Bitcoin Core nos cobrou

Nesse cenário, vamos pegar uma transação que fizemos da Coinbase para a Poloniex. Nesse exemplo (foto) a Rede Bitcoin Core nos cobrou US$0,02 cents – OITO CENTAVOS de real. Essa cobrança é necessária para pagar aos mineradores para confirmar a minha transação e colocá-la na blockchain. Esse cobrando (também conhecida como taxa) é feita em qualquer moeda, de qualquer valor.

Agora vamos imaginar hipoteticamente que, do nada, algum site muito famoso publica um artigo afirmando categoricamente que você (usuário/investidor) não precisa usar bitcoin (frações da moeda) para pagar aos mineradores pela sua transação, mas sim, qualquer outra moeda, cuja mesma use o algoritmo SHA256, o mesmo algoritmo usado pela rede Bitcoin Core.

Nesse caso, qualquer usuário pode usar qualquer moeda que use o SHA256, como as moedas: Namecoin (NMC), Peercoin (PPC) ou Primecoin (XPM), por exemplo, para pagar pela sua transação na rede. Sendo assim, o usuário poderá escolher a moeda mais barata (no momento) para pagar a taxa que os mineradores cobram para confirmar a sua transação.

Lembrando que o usuário vai pagar apenas uma fraçãozinha da moeda e não a unidade inteira, cuja mesma pode (chegar) valer menos de meio centavo de dólar, que equivale a um Dogecoin (DOGE) – ou 80 satoshi ($0,006390 USD) hoje (11/09/2018).

RESUMINDO O ASSUNTO: é mais ou menos isso que está (pode) acontecendo com a plataforma Ethereum e respectivamente o seu token Éther (ETH).

Lembrando que é apenas um exemplo!

Os investidores estão aflitos!

Se você tivesse investido uma grana na criptomoeda Ethereum (ETH) e soubesse dessa crise, o que você faria? Vendia suas moedas ou esperaria o Vitalik Buterin (criador da moeda) resolver esse problema juntamente com a comunidade?

É uma situação difícil! Da mesma forma é um investidor que estava pensando em investir na moeda. Você, sabendo dessa situação, você investiria na cripto ou procuraria outra moeda que não esteja passando por esse dilema? Nessa situação, é obvio que você não iria se ariscar tanto e investiria em outra(s) moeda(s). Simples assim!

Leia: Investir em criptomoedas é um ‘tipo de’ investimento sim!

Como você pode se beneficiar da época do Urso e do Touro no mercado cripto?

Ainda estamos no período do Urso! Há oito meses que o mercado está em baixa. Esse é um ótimo momento para investir no mercado, segundo os analistas, e muita gente esta fazendo isso, inclusive nós. No entanto, no caso da criptomoeda Ethereum(ETH) é uma situação atípica. Ou seja, a desvalorização da moeda está relacionada a outros fatores, fatores esse que podem, segundo alguns experts, fazer o preço da cripto chegar a zero.

É uma situação complicada! Nós, como investidores de criptomoedas, estamos torcendo para que a plataforma Ethereum e o seu token Éther (ETH) consiga solucionar essa crise. Afinal de contas, estamos falando da segunda moeda de maior captação do mercado, de quase 20 bilhões de dólares. Confira a lista!

Força Éther!