Por que o preço do Bitcoin está subindo muito e por que isso não é um bom sinal?

No começo desse ano, o Bitcoin estava com uma alta valorização avassaladora. Tudo estava correndo tudo bem no mercado cripto, até que o Banco Popular da China (PBOC) resolveu intervir nas três maiores bolsas de negociações de criptomoedas daquele país.
Resultado: O Bitcoin que estava sendo negociado a US$1.164 dólares, caiu para abaixo dos 900 dólares. Agora, a moeda voltou a subir e esta com uma ótima valorização, ultrapassando a marca dos US$1.200 dólares. Na verdade, acorreram dois grandes fatores para justificar essa alta da moeda:
Fator 1 – O Japão se tornou um grande adepto do Bitcoin. Isso significa que a população japonesa e o comércio geral, estão adotando o Bitcoin como forma de pagamento. Um bom exemplo dessa adoção vem da empresa de energia elétrica Marubeni Power Retail, em parceira com a empresa japonesa de serviços de Bitcoin, Coincheck, a empresa está dando um desconto de 6% para os clientes mais assíduos que usarem a moeda para pagar sua conta de luz.
Isso é um ótimo sinal! Já que os adeptos a criptomoeda não precisam mais de uma boa notícia vindo da China para que a moeda continue a se valorizar. Vale lembrar que a China continua sendo o país que mais minera a criptomoeda no mundo, enquanto o Japão se tornou o maior país que mais comercializa a moeda digital.

Então, isso significa que talvez, eu disse talvez, caso venha alguma má notícia da China, talvez o preço do Bitcoin não caia tanto devida a influencia do mercado Chinês, graças ao Japão. Eu disse talvez!
Fator 2 – No dia 11 de março, a comissão de Valores Mobiliários dos EUA (sigla em inglês SEC) pode (ou não) aprovar o ETF (fundo de índices) para o Bitcoin. Não só o Bitcoin, mais todas as altcoins podem se favorecer. Já que a base de preço por base de troca de altcoins para o BTC são enormes. Ou seja, o mercado ganha!
O grande problema é que há muitas especulações no mercado e isso não é nada bom. Muitos investidores estão comprando Bitcoin achando que o (SEC) vai realmente aprovar o ETF para a criptomoeda. Se isso realmente acontecer, será a glória para o mercado de criptomoedas. Porém, essa aprovação também NÃO pode acontecer. Muitos investidores estão contando com o ovo no cú da galinha, e isso é muito perigoso.
Vamos raciocinar um pouco: Imagine que você está cheio de dividas e vai receber o seu 13ª salário. Com ele, você vai quitar todas as suas dívidas. Porém, só porque você acha que vai ganhar pelo menos a quina da mega-sena da virada, ao invés de você quitar as suas dividas, você torra o seu décimo na mega da virada. Conclusão: Chega o dia do sorteio, você não acerta nem o terno e continua endividado.
Temos que ter em mente uma coisa: se a SEC não aprovar a ETF? Sabe o que vai acontecer? O Bitcoin vai se desvalorizar! Então, temendo perder muito dinheiro, àquelas pessoas que investiram pesado no BTC vão começar a despejar um grande volume de Bitcoins no mercado, fazendo com que a moeda se desvalorize ainda mais.
Será que isso realmente pode acontecer? Não só pode como vai acontecer! Caso a SEC não aprove a ETF para o Bitcoin. Dia 11 de março será o dia D!
Façam suas apostas e boa sorte!
Observação: O valor do Bitcoin tem que subir devida a adesão da moeda pela população e pelo comércio e não por achar que um órgão vai aprovar ou não os fundos de investimentos. Especulações do mercado pode ser uma coisa perigosa!