Bitcoins

Sabe por que a SEC ainda não aprovou as ETFs do bitcoin? Resposta: MEDO!!!

SEC e as ETFs do Bitcoin
SEC e as ETFs do Bitcoin

De junho até agosto, a SEC rejeitou uma tonelada de propostas de criação de fundos de índices comercializados como ações (ETFs) de Bitcoin. Algumas propostas realmente foram questionáveis e mereceram a desaprovação do órgão.

Querendo ou não, todas essas rejeições causaram um ataque de pelancas no mercado. É claro que não iremos entrar em detalhes técnicos porque isso iria deixar o post muito longo. No entanto, devemos frisar que publicamos outro post afirmando, incluindo, com fontes de renome no mercado cripto – sobre o porquê – a proposta da CBOE têm 99,99% de ser aprovado pela SEC. Dêem uma lida!

MEDO e ESPECULAÇÕES DO MERCADO!

Quem viu o filme “A Grande Aposta”, sabe muito bem que esse longa retrata os acontecimentos que gerou o estouro da GRANDE BOLHA do mercado imobiliário americano em 2008, cujo tema, vai lá, vem cá é comparado com o mercado de criptomoedas, isso sem contas as famosas manias das tulipas. Leia!

Pois bem: um ponto que estamos querendo nos referir a esse filme (A Grande Aposta) é a parte que um dos personagens Mark Ball, vivido pelo ator Steve Carell ficam pasmos ao descobrirem que a agencia agência de risco Standard & Poors’s não DEIXOU as ações CDO’s (que são títulos imobiliários ) subirem, o que causaria o famoso ESTOURO DA BOLHA, cuja ação iria beneficiar Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa de médio porte que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve.

Enfim, Mark Ball e um dos seus sócios foram à agência confrontar Geórgia, a presidenta da Standard & Poors’s para saber o porquê as ações CDO’s não subiram, mesmo sabendo que a bolha iria estourar (…) o que estamos tentando comparar é – essa atitude – que foi retratada no filme, cuja SEC “NÃO QUER” aprovar as ETFs do Bitcoin. É mais ou menos a mesma coisa! Ou melhor, o mesmo drama.

Na última quinta-feira (23/08), um dia após o órgão ter rejeitado nove propostas de ETFs, a agência voltou atrás e vai reavaliar três propostas que haviam sido rejeitadas.

Esse tipo de atitude só demonstra que a SEC quer, de fato, aprovar essa bendita ETF, mas tem medo das grandes especulações que vai haver no mercado quando essa droga for aprovada.

Volume de mercado deu um grande salto graças as especulações se o bitcoin ia ou não ser negociado em contratos futuros
Volume de mercado deu um grande salto graças as especulações se o bitcoin ia ou não ser negociado em contratos futuros

De setembro a dezembro de 2017, o volume negociado no mercado de criptomoedas saltou de 148 bilhões para 598 bilhões, segundo dados do coinmarketcap. Tudo por quê? Porque durante esse período – entre agosto a dezembro – houve uma forte especulação sobre a possível entrada do bitcoin em mercados futuros.

Até então, de janeiro a julho, houve poucos dias que o volume do mercado ultrapassava a casa dos três dígitos. Mas, na medido que o final do ano foi se aproximando e as confirmações, de fato, foram se confirmando, que a moeda digital iria ser negociada em contratos futuros, o volume negociado por dia foi aumentando cada vez mais, até que, no dia 10 e 18 de dezembro as bolsas CME Group e BATS Global Marketes começaram negocias os futuros de bitcoins, causando a maior especulação generalizada do mercado de criptoativos, fazendo que as bolsas acionassem o circuit breakers por duas vezes.

O Bitcoin (BTC) saiu dos US$1.030,00 em janeiro de 2107 e chegou a ser negociado a US$18,500,00 à unidade. Uma valorização de 1.500%.

Então, o possível medo da SEC seja essa especulação generalizada como aconteceu quando o BTC começou a ser negociado em contratos futuros. Porém, o que há de se fazer? Nada! O órgão deve jogar a carroça na frente dos bois (como diz o ditado popular) e esperar ver no que vai dar. Porque, por mais que o Bitcoin não PRECISE desse ETF, o mercado quer, pede e implora!

Sendo assim, a SEC, por mais cautelosa que seja, não poderá fazer nada, a não ser; aprovar e assistir de camarote como o mercado vai reagir quando dê o seu famoso “SIM” para as ETFs do bitcoin. Simples assim!

Recomendamos que leia: Investir em criptomoedas é um tipo de investimento sim!

O Mercado está cagando para as criptomoedas; os especuladores querem lucrar, apenas isso!

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo