Cripto NewsO que não te contaramRecomendamos que LeiaSem categoria

Dono de exchanger morre e leva a senha junto! O que não de contaram!

O co fundador e CEO, Gerald Cotten, da maior exchanger de criptomoedas do Canadá, a QuadrigaCX, morreu e levou a senha junto!

É isso mesmo que você leu! A única pessoa que tinha a senha faleceu e deixou mais 180 milhões de dólares presos na cold wallet (carteira fria). Por conta dessa fatídica tragédia, a exchanger entrou com pedido de proteção ao credor na Suprema Corte da província de Nova Escócia para tentar recuperar os ativos dos investidores que ficaram presos na corretora.

O falecido tinha 30 anos e morreu no dia 9 de dezembro na Índia, mas só agora que a história veio à tona.

CEO da QuadrigaCX, Gerald Cotten, morreu e levou a senha da cold wallet junto!
CEO da QuadrigaCX, Gerald Cotten, morreu e levou a senha da cold wallet junto!

A viúva, Jennifer Robertson, diretora da Exchange, revelou durante o pedido junto à corte da Nova Escócia que seu marido assumiu a responsabilidade pelo manuseio dos fundos de criptomoedas por medo de ataques externos e transferiu a maior parte dos ativos para uma carteira fria (também conhecida como cold wallet ou carteira off-line, que não fica conectada à internet).

Golpe a vista???

Muita gente está afirmando que tem cheiro forte de golpe nessa história mal contada. Tanto que foi descoberto um testamento que foi redigido 12 dias antes de sua morte, alimentando ainda mais a desconfiança dos investidores – por se tratar de um belo golpe cinematográfico.

A exchange ficou inacessível uma semana após a notícia da morte de Cotten, deixando mais de 360 mil usuários a ver navios. Segundo o testamento, a viúva herdou uma boa quantia de ativos digitais (não declarados), um caro de luxo, um Iate e uma quantia de dinheiro que equivale a meio milhão de reais.

Como se já não bastasse toda essa história mal contada, alguns usuários do Reddit afirmaram que os fundos de alguns usuários da exchange estão sendo movimentados, mesmo com a empresa enfatizando ao pé da letra a falta de acesso às carteiras.

Alguns usuários estão pedindo atestado de óbito, foto do Gerald Cotten morto no caixão, necropsia para saber se Cotten realmente morreu da doença que ele tinha, Doença de Crohn e por aí vai. Ou seja, essa história vai muito longe! Como diz aquele velho ditado: tem caroço nesse angu!

Tem mais: Como se o cheio de golpe não beirasse ao insuportável, a Coindesk publicou uma análise de dados na última sexta-feira (08) afirmando que a QuadrigaCX  movimentou quase US$ 1 milhão de dólares em Ethereum (ETH). Esse volume foi transferido para outras exchangers e essa transferência ocorreu no mesmo mês em que o CEO faleceu. Saiba mais!

Como esse problema poderia ser resolvido!    

Uma cold wallet (carteira fria) nada mais é que uma carteira que não fica conectada à internet! Esse método de segurança é muito comum em praticamente todas as exchangers para se proteger contra ataques hackers.

O que não é nada normal é uma única pessoa ter a posse da senha que dá acesso ao cold wallet. O normal é que pelo menos três pessoas tenham acesso à senha dessa carteira fria e ela seja aberta ao mesmo por duas pessoas. A QuadrigaCX tinha cinco sócios e apenas um tinha a posse da senha. Ou seja, tudo errado!

É muito responsabilidade para uma única pessoa. Uma idiotice sem igual! Então, seria a mesma coisa que o fundador da Nasdaq – a maior bolsa de valores do mundo – tivesse a única chave para entrar na corretora e de repente o dono tem um infarto e, acabou!?!!?!? Ninguém conseguirá entrar na corretora e o mundo das ações irá derreter ou ficar parado para sempre, até que alguém conseguia invadir o local!? Nada haver!

Sei que essa comparação é meia boinha! Porém, é mais ou menos isso que está acontecendo com a QuadrigaCX, só que, com um agravante: é provável que ninguém consiga invadir o computador que está a cold wallet e isso será uma tragédia para os investidores, enquanto no exemplo da Nasdaq, é só chamar um chaveiro.

No dia 25 de dezembro, o empresário Luis Augusto Schiavon Ramos, fundador e CEO da Foxbit, uma das maiores exchanges do Brasil morreu em um trágico acidente de carro na região de Marília, no interior de São Paulo. Saiba mais!

Guto, como era conhecido pelos mais chegados, era um dos responsáveis pela cold wallet da Foxbit. Ele morreu em um trágico acidente, acidente esse que qualquer um aqui pode sofrer! No entanto, Guto não levou parar o túmulo a senha da carteira fria da Foxbit, e com essa medida de segurança a corretora brasileira continuou operando normalmente. Sabe por quê? Porque ninguém sabe o dia de amanhã!

Avise aos seus familiares!

Como acabamos de dizer; ninguém sabe o dia de amanhã. Por essa razão, avise alguém de sua confiança. Faço um backup e deixe o mesmo sempre atualizado. Anote em algum caderno que esse backup existe e se encontra em tal lugar.

Diga apenas àquele pessoa que você confia, tipo, sua mãe. Mesmo que ela não saiba o que é esse universo dos criptoativos, ela pode se orientada por outra pessoa, mas ela já vai sabendo o que é e quanto tem naquela carteira que você deixou salvo no backup.

Tem um YouTuber que afirmou que conhece alguém que tem mais de três mil bitcoins numa wallet e ninguém da sua família sabe. O cara continua trabalhando normalmente, mas possui uma carteira recheada de bitcoins.

Já pensou se acontece alguma merda com ele? Já era! Serão mais de três mil bitcoins perdidos que poderia livrar sua família de vários perrengues. Contudo, como ele achou que iria viver para sempre, não se preveniu e levou suas criptomoedas para o túmulo.  

Não faça isso!

Enquanto ao caso da QuadrigaCX: está mais do que estampado na cara que se trata de um golpe!

Leia e lembre-se: Exchanger não é carteira!!!   

Da redação

Tudo o que você precisa saber sobre criptomoedas e libertarianismo