ETFs do bitcoin vêm aí! Porém…

O portal de notícias “The Wall Street journal” publicou o que pode ser uma das melhores notícias mais aguardadas do mercado criptográfico: A aprovação das ETFs do bitcoin!
A partir do dia 5 de setembro as ETFs do bitcoin serão negociadas em uma versão limitada sem a necessidade da aprovação da SEC!
Os gestores de ativos VanEck Secrurities e a SolidX Management encontraram uma brecha legal nas regras da própria SEC (Comissão de Valores Mobiliários), a ‘Exceção 144A“, a qual, permite que esses gestores possam comercializar os aclamados ETFs do bitcoin sem precisar que o órgão aprove alguma proposta que ainda estão em analise. Acesse e leia a regra!
O porém…
Dentre as – vamos chamar de sub-regras – exigi que esses investidores sejam, de fato, investidores institucionais qualificados. O que irá tornar esse “investidor institucional qualificado” é o valor que ele terá que provar que tem investido do mercado: no mínimo, 100 milhões de dólares investidos!
É óbvio que essa regra, em primeiro momento, exclui os investidores de varejo! Ou seja, pessoas comuns que tem um capital que, nem de longe pode se comparar a esses investidores de atacado que são instituições bancárias, fundos de hedges e multimilionários, por exemplo. Contudo, já é um bom começo!
Em agosto publicamos um post afirmando o porquê a SEC adiou as propostas de ETFs para outubro. As propostas são:
- – Bitwise/NYSE (13/10)
- – VanEck/CBOE (18/10)
- – Wilshire (29/09) pode adiar mais 150 dias
Com essa brecha legal da sessão 144A da SEC, mesmo que o órgão rejeite essas propostas que tem prazo final e improrrogável (NYSE e CBOE para outubro e o da Wilshire para novembro) os gestores viram uma ótima alternativa para começar a comercializar as ETFs do bitcoin sem infringir as próprias regras da SEC.
Jogada do mercado!
É possível que essa brecha das regras que permite que a Bitwise e a VanEck comercializem as ETFs do bitcoin seja uma jogada da própria SEC.
Achamos isso porque um dos motivos que fez com que o órgão rejeitasse várias outras propostas de ETFs é a preocupação de que possa haver manipulação do mercado.
O próprio Jay Clayton, presidente da SEC, deixou isso claro na conferência Consensus Invest, da CoinDesk.
Jay Clayton declarou que a uma ETF do bitcoin só vai ser aprovada quando for resolvida às possíveis manipulações que possa haver no mercado e a custódia do ativo – cujos esses problemas foram resolvidos com a proposta de ETF da CBOE que deve ser aprovada (ou não) em 18 de outubro.
Leia: O mercado de criptomoedas é um feto!
Ouça o nosso podcast #6 para maiores detalhes.
Boa sorte e bons negócios!