Bomba ou Estalinho: Saiba porque o pedido de ETF da CBOE foi retirado da SEC!

Porque o pedido de ETF da CBOE foi retirado da SEC?
Porque o pedido de ETF da CBOE foi retirado da SEC?

Aquele tão sonhado pedido de ETFs da CBOE que seria decidido agora, em 27 de fevereiro foi retirado da SEC.

O órgão emitiu uma nota oficial (que pode ser lida aqui) informando que o pedido de ETF da Cboe BZX Exchange da VanEck SolidX Bitcoin Trust que estava em tramite dês de agosto de 2018 foi retirado devido a mudança de regra.

O que significa esse motivo: “mudança de regra”?

O pedido foi retirado porque a CBOE (Chicago Board Options Exchange ) tem a intenção de submeter novamente o pedido assim que o governo americano voltar a funcionar. Ou seja, a CBOE não desistiu do seu pedido de ETF, a corretora apenas adiou.

Donald Trump, Shutdown e a tacada de mestre da CBOE!

Em entrevista concedida à CNBC, Jan Van Eck explica que devido ao Shutdown que está acontecendo nos E.U.A –  cujo governo está paralisado devido ao muro do Donald Trump -, os órgãos oficiais como a SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) e a CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) que tem autonomia de aprovar ou não a regulamentação das atividades das plataformas de investimentos como a Bakkt, ErisX, Nasdaq, Fidelity Investments estão paradas.

Leia: Paralisação do governo dos EUA atrasa plano da industria de criptoativos

Então, foi mais plausível e louvável a CBOE retirar o pedido do que receber um doloroso não novamente. Já que a SEC tem autonomia de NEGAR a proposta e dá uma resposta estapafúrdia depois que o governo voltar a funcionar.

Graças ao muro de Donald Trump, as atividade do governo americano estão paradas, prejudicando o mercado de ativos digitais.
Graças ao muro de Donald Trump, as atividade do governo americano estão paradas, prejudicando o mercado de ativos digitais.

A SEC soltou uma nota que está trabalhando o mínimo necessário e não aprovaria novos produtos financeiros devido à paralisação do governo. Mesmo que o Shutdown acabasse HOJE, o órgão não teria tempo de julgar varias propostas financeiras, inclusive a proposta da ETF da CBOE.

Sendo assim, a CBOE fez o que deveria ter feito proteger sua proposta de ETF que é a melhor proposta que já passou pela SEC.

Resumindo o assunto: a CBOE não desistiu da aprovação dos seus ETFs, a corretora apenas retirou o pedido da SEC devido ao Shutdown que está acontecendo nos órgãos governamentais americano. Sendo assim, quando essa novela do muro do Donald Trump acabar, a CBOE irá submeter novamente o pedido junto a SEC.

Sendo assim, os investidores e entusiastas terão que esperar mais um pouquinho. Até porque, a proposta de ETF da CBOE, além de ser EXCELENTE, irá trazer LEGITIMIDADE ao mercado, algo que ainda não temos “legitimidade”. É por isso que as ETFs são importantes para o mercado de criptoativos.

Vamos aguardar mais um pouquinho e acabar com essas teorias malucas e sem lógica que estão surgindo na comunidade cripto!